Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148569386Palavras-chave:
Prática de análise linguística/semiótica, Aula de língua portuguesa, Escola de educação básicaResumo
No campo da Linguística Aplicada, em especial nos últimos 10 anos, tem ascendido um conjunto de pesquisas voltadas ao que se denominou, a partir de Geraldi (1984), ‘prática de análise linguística’. Tais pesquisas têm buscado, dentre vários outros objetivos, delinear caminhos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos em torno do trabalho com conhecimentos linguísticos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) em contexto da Educação Básica (EB). Após a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - BRASIL, 2018), acrescenta-se ao termo ‘prática de análise linguística’, a palavra ‘semiótica’. Sob esse panorama, nosso objetivo neste artigo é apresentar um debate, teórico-metodologicamente amparado, sobre o que é (ou que deveria ser) a ‘prática de análise linguística/semiótica’ (PAL/S) no contexto da aula de LP na EB. Longe de um viés modelizador ou prescritivo, visamos delinear um debate em torno de elementos caracterizadores, com o intuito de ‘abrirmo-nos ao diálogo’ em busca de contrapalavras acerca do trabalho com a PAL/S no Brasil. Nosso artigo é essencialmente teórico-metodológico, à luz da revisão bibliográfica e documental, porém com o propósito explícito de responder (em termos bakhtinianos) a diferentes (re)apropriações e contradições em torno do trabalho com a PAL/S na aula de LP.
Downloads
Referências
ACOSTA-PEREIRA, R. Contribuições dos estudos sobre gêneros do discurso para a análise linguística em sala de aula: perspectivas dialógicas. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 5, n. 2, p. 21-41, 2011.
ACOSTA-PEREIRA, R. A prática de análise linguística mediada por gêneros do discurso: matizes sócio-históricos. Letrônica, v. 06, p. 494-520, 2013.
ACOSTA PEREIRA, R. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. Intersecções (Jundiaí), v. 07, p. 04-23, 2014.
ACOSTA-PEREIRA, R. A orientação sociológica para a análise da língua: posições metodológicas nos escritos do Círculo de Bakhtin. Letra Magna, v. 12, n. 19, 2016.
ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa: por uma ancoragem dialógica. Revlet- Revista Virtual de Letras, v. 10, p. 182-200, 2018.
ACOSTA PEREIRA, R.; PINTO, E. C. da S. A prática de análise linguística sob a perspectiva dialógica: encaminhamentos teórico-metodológicos para o professor de língua portuguesa. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA PEREIRA, R. (org.). Práticas de linguagem na esfera escolar. São Carlos -SP: Pedro & João Editores, 2018. p. 103-126
ACOSTA PEREIRA, R.; SANTOS-CLERISI, G. D. Pesquisas no Brasil sobre a prática de análise linguística de base dialógica. Línguas & Letras, Cascavel, vol. 21, n. 49, p. 155-174, 2020.
ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Práticas de linguagem na escola sob uma perspectiva dialógica. In.: BELOTI, A.; POLATO, A. M.; BRITO, P. A. P. Dialogismo e ensino de línguas: reflexos e refrações na práxis. Campo Mourão - PR: Editora Fecilcam, 2021a. p. 08-27.
ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021b. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/pratica-de-analise-linguistica-nas-aulas-de-lingua-portuguesa/#respond
ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Práticas de linguagem em aulas de língua portuguesa na educação básica: leitura e análise linguística. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021c.p. 385-418
ACOSTA PEREIRA, R.; RAUPP, E. A Prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em Letras: um olhar para a formação inicial. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. V. 22. No. 5. 2022 [No prelo].
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1963].
BAKHTIN, M. Questões de Estilística no Ensino de Língua. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2013 [1945-1949].
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução do russo por Aurora Formoni Bernardini et al. 6.ed. São Paulo: Hucitec, 2014 [1975].
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília: MEC; SEB, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018.
BRITTO, L. P. L. A sombra do caos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1997.
COSTA-HÜBES, T. C. Prática de Análise Linguística no Ensino Fundamental e sua relação com os gêneros discursivos. PERcursos Linguísticos, v. 7, n. 14, p. 270-294, 2017.
DORETTO, S. A. O Ensino de Análise Linguística e os Professores em Formação Inicial: a relação teoria-prática. 2014. 145p. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Estadual de Maringá, 2014.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. Harlow: Longman Group UK Limited, 1989.
FENILLI, L. M. F. Trilhando caminhos para uma prática de análise linguística de base dialógica: uma proposta de elaboração didática a partir do gênero tira. 2020. 159p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1970.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada. V. 9, p. 5-45, 1987. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida. . Acesso em: 15 nov. 2021.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. 1. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, J. W. Unidades Básicas do Ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984a. p. 49-69.
GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984b. p. 41-48.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.
GERALDI, J. W. Por que práticas de produção de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. de A.;
MORTATTI, M. do R. L. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados, 2014. p. 207-222.
HALTÉ, J.- F. O espaço didático e a transposição. Fórum Linguístico, Florianópolis, p. 117-139, jul./dez. 2008 [1998].
KRAEMER, M. A. D.; COSTA-HÜBES, T. C. Práticas de análise linguística na BNCC: heterogeneidade constitutiva e marcada no discurso. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.p. 281-324.
LUNARDELLI, M. G. Três Gotas De Poesia: A prática de análise linguística em uma proposta didática com o gênero Haicai Brasileiro Infantil. In.: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.p. 483-520.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução do russo por Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.
OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Proposta teórico-metodológica de análise linguística em perspectiva dialógica ao trabalho com o pronome. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 419-452.
PINTON, F. M.; STREB, J. Prática de Análise Linguística em Atividades didáticas produzidas por professores de língua portuguesa em formação inicial: Uma Proposta de Categorização da Natureza e Funcionalidade. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 208, 2021.
POLATO, A. D. M. Análise Linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O conto em prática de análise linguística dialógica no Ensino Médio. In: BARROS, E. M. D. de;
STRIQUER, M. dos S. D.; STORTO, L. J. (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa. Campinas: Pontes Editora, 2018. p. 43-69.
REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; ROHLING, N. Concepções de análise linguística na formação inicial de professor de língua portuguesa. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 827-843, jul./set. 2015.
RODRIGUES, R. H; ACOSTA PEREIRA, R. Os gêneros do discurso como elementos integradores para/nas aulas de leitura, escuta, produção textual e análise linguística: subsídios teórico-metodológicos. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021. p. 157-182.
RODRIGUES, R. H; A prática de análise linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021. p. 73-106.
ROSA, D. C. da. O ensino da produção textual escrita na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: das bases teórico-metodológicas às ações em sala de aula. 2019. 320p.Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR, 2019.
SANTOS-CLERISI, G. D. dos. A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa: por uma abordagem enunciativo-discursiva de base dialógica. 2017. 142p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Catarina – UFSC, Florianópolis, 2017.
SANTOS-CLERISI, G. D. dos. Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2020.
SEGANFREDO, E. Concursos Públicos como agentes do normativismo e de uma política lingüística no Brasil. Calidoscópio, Vol. 4, n. 1 , p. 27-38, jan/abr 2006.
SOUZA, T. F. B. Concepção de linguagem, de texto e de gêneros discursivos na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: um estudo de cursos de licenciatura em Letras. 2018. (220 f.). Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2018.
VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação. In: GERALDI, J. W. (Org.). A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1925-1930], p. 157-188.
VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929-1930].
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].
WOOLARD, K. A. Introduction. Language Ideology as a field of inquiry. IN: SCHIEFFLIN, B. B; WOOLARD, K. A; KROSKRITY, V. (Orgs.) Language Ideologies. Practice and Theory. New York: Oxford University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.