n. 44: (Jun. 2012) – Formação inicial do professor de Língua Portuguesa
Este número da Revista Letras está composto por artigos que procuram refletir sobre a formação inicial de professores, pensando, sobretudo, no professor de língua portuguesa. Todos compartilhamos a crise por que passa o ensino, nos esforçamos para lutar contra ela e tentamos preparar o nosso aluno dos cursos de Letras da melhor forma para superá-la. Nesse cenário, ratifica-se o que Bronckart (2009) aponta como urgente e necessária: uma (re)valorização da profissão docente para que haja melhorias na qualidade e eficácia das estratégias e propostas de formação, pois o ensino se trata de um ofício tão profissional quanto qualquer outro. Isso implica, quebrando um paradigma sociocultural tradicional bastante difundido ainda hoje, que ser professor não é um dom, ou sacerdócio; é uma profissão, um trabalho cujos trabalhadores devem se apropriar do conhecimento e das ações necessárias para realizarem seu ofício, adquirindo experiência para que se tornem, cada vez mais, profissionais, literalmente.