A ATIVIDADE DO PROFESSOR-ESTAGIÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: APRENDIZAGEM DE GÊNEROS PROFISSIONAIS?

Autores

  • Josiane Redmer Hinz
  • Maria da Glória Corrêa di Fanti

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512191

Palavras-chave:

Genre of activity. Dialogical approach. Teacher’s training.

Resumo

Este  artigo  objetiva  analisar  pistas  de  gêneros  da  atividade  mobilizados  por professores-estagiários de língua portuguesa. Questiona-se se há gêneros da atividade de estágio e gêneros da atividade docente ou se, no estágio, há a aprendizagem de gêneros profissionais híbridos. A perspectiva teórica parte dos estudos bakhtinianos e estabelece interlocução com estudos sobre o trabalho. Para o desenvolvimento da reflexão, foram entrevistados e participaram de um grupo de discussão três estagiários do curso de Letras de  uma  universidade  particular  do  interior  do  Rio  Grande  do  Sul.  Com  a  investigação, espera-se contribuir para a maior compreensão do processo de formação docente (situação de estágio e ingresso na profissão).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Hinz, J. R., & di Fanti, M. da G. C. (2012). A ATIVIDADE DO PROFESSOR-ESTAGIÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: APRENDIZAGEM DE GÊNEROS PROFISSIONAIS?. Letras, (44), 55–83. https://doi.org/10.5902/2176148512191

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)