REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

Cristiano Egger Veçossi, Marcia Cristina Corrêa

Resumo


Este trabalho aborda dados iniciais do projeto “Representações do agir docente”, filiado à linha de pesquisa “Linguagem e Interação”, do PPGL-UFSM. O objetivo do projeto é analisar as representações do agir docente em textos (documentos oficiais, discurso de professores,  livros  didáticos,  mídia)  pertinentes  à  atividade  educacional.  O  referencial teórico  é  baseado  no  Interacionismo  Sociodiscursivo  (ISD),  de  Bronckart.  Em  uma  das ações desse projeto, analisamos as representações do agir docente assumidas por alunos de um curso de licenciatura em Letras ao longo de sua formação inicial. Neste trabalho, focalizamos as representações manifestadas nos textos ao definirem o que é ser professor.

Palavras-chave


Representations. Being a teacher. Teachers in training

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2176148512189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



 

                      

 

                

 

                

 

    

  

   

 

  

 

 

                                     QUALIS/CAPES: Letras A2

                              ISSN Versão Impressa: 1519-3985

                              ISSN Versão Digital: 2176-1485



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.