Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569386

Palavras-chave:

Prática de análise linguística/semiótica, Aula de língua portuguesa, Escola de educação básica

Resumo

No campo da Linguística Aplicada, em especial nos últimos 10 anos, tem ascendido um conjunto de pesquisas voltadas ao que se denominou, a partir de Geraldi (1984), ‘prática de análise linguística’. Tais pesquisas têm buscado, dentre vários outros objetivos, delinear caminhos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos em torno do trabalho com conhecimentos linguísticos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) em contexto da Educação Básica (EB). Após a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - BRASIL, 2018), acrescenta-se ao termo ‘prática de análise linguística’, a palavra ‘semiótica’. Sob esse panorama, nosso objetivo neste artigo é apresentar um debate, teórico-metodologicamente amparado, sobre o que é (ou que deveria ser) a ‘prática de análise linguística/semiótica’ (PAL/S) no contexto da aula de LP na EB. Longe de um viés modelizador ou prescritivo, visamos delinear um debate em torno de elementos caracterizadores, com o intuito de ‘abrirmo-nos ao diálogo’ em busca de contrapalavras acerca do trabalho com a PAL/S no Brasil. Nosso artigo é essencialmente teórico-metodológico, à luz da revisão bibliográfica e documental, porém com o propósito explícito de responder (em termos bakhtinianos) a diferentes (re)apropriações e contradições em torno do trabalho com a PAL/S na aula de LP.

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Biografia do Autor

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - atuando no Programa de Pós-graduação em Letras e no Curso de graduação em Letras. Fez o Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2013), Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2004-2008); Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000-2002); graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1990-1993).

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua no PIBID - Língua Portuguesa, na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Costa-Hübes, T. da C., & Pereira, R. A. (2023). Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir?. Letras, 1(64), 06–23. https://doi.org/10.5902/2176148569386