Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148569386

Mots-clés :

Prática de análise linguística/semiótica, Aula de língua portuguesa, Escola de educação básica

Résumé

No campo da Linguística Aplicada, em especial nos últimos 10 anos, tem ascendido um conjunto de pesquisas voltadas ao que se denominou, a partir de Geraldi (1984), ‘prática de análise linguística’. Tais pesquisas têm buscado, dentre vários outros objetivos, delinear caminhos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos em torno do trabalho com conhecimentos linguísticos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) em contexto da Educação Básica (EB). Após a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - BRASIL, 2018), acrescenta-se ao termo ‘prática de análise linguística’, a palavra ‘semiótica’. Sob esse panorama, nosso objetivo neste artigo é apresentar um debate, teórico-metodologicamente amparado, sobre o que é (ou que deveria ser) a ‘prática de análise linguística/semiótica’ (PAL/S) no contexto da aula de LP na EB. Longe de um viés modelizador ou prescritivo, visamos delinear um debate em torno de elementos caracterizadores, com o intuito de ‘abrirmo-nos ao diálogo’ em busca de contrapalavras acerca do trabalho com a PAL/S no Brasil. Nosso artigo é essencialmente teórico-metodológico, à luz da revisão bibliográfica e documental, porém com o propósito explícito de responder (em termos bakhtinianos) a diferentes (re)apropriações e contradições em torno do trabalho com a PAL/S na aula de LP.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - atuando no Programa de Pós-graduação em Letras e no Curso de graduação em Letras. Fez o Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2013), Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2004-2008); Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000-2002); graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1990-1993).

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua no PIBID - Língua Portuguesa, na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

Références

ACOSTA-PEREIRA, R. Contribuições dos estudos sobre gêneros do discurso para a análise linguística em sala de aula: perspectivas dialógicas. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 5, n. 2, p. 21-41, 2011.

ACOSTA-PEREIRA, R. A prática de análise linguística mediada por gêneros do discurso: matizes sócio-históricos. Letrônica, v. 06, p. 494-520, 2013.

ACOSTA PEREIRA, R. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. Intersecções (Jundiaí), v. 07, p. 04-23, 2014.

ACOSTA-PEREIRA, R. A orientação sociológica para a análise da língua: posições metodológicas nos escritos do Círculo de Bakhtin. Letra Magna, v. 12, n. 19, 2016.

ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa: por uma ancoragem dialógica. Revlet- Revista Virtual de Letras, v. 10, p. 182-200, 2018.

ACOSTA PEREIRA, R.; PINTO, E. C. da S. A prática de análise linguística sob a perspectiva dialógica: encaminhamentos teórico-metodológicos para o professor de língua portuguesa. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA PEREIRA, R. (org.). Práticas de linguagem na esfera escolar. São Carlos -SP: Pedro & João Editores, 2018. p. 103-126

ACOSTA PEREIRA, R.; SANTOS-CLERISI, G. D. Pesquisas no Brasil sobre a prática de análise linguística de base dialógica. Línguas & Letras, Cascavel, vol. 21, n. 49, p. 155-174, 2020.

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Práticas de linguagem na escola sob uma perspectiva dialógica. In.: BELOTI, A.; POLATO, A. M.; BRITO, P. A. P. Dialogismo e ensino de línguas: reflexos e refrações na práxis. Campo Mourão - PR: Editora Fecilcam, 2021a. p. 08-27.

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021b. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/pratica-de-analise-linguistica-nas-aulas-de-lingua-portuguesa/#respond

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Práticas de linguagem em aulas de língua portuguesa na educação básica: leitura e análise linguística. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021c.p. 385-418

ACOSTA PEREIRA, R.; RAUPP, E. A Prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em Letras: um olhar para a formação inicial. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. V. 22. No. 5. 2022 [No prelo].

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1963].

BAKHTIN, M. Questões de Estilística no Ensino de Língua. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2013 [1945-1949].

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução do russo por Aurora Formoni Bernardini et al. 6.ed. São Paulo: Hucitec, 2014 [1975].

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília: MEC; SEB, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018.

BRITTO, L. P. L. A sombra do caos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1997.

COSTA-HÜBES, T. C. Prática de Análise Linguística no Ensino Fundamental e sua relação com os gêneros discursivos. PERcursos Linguísticos, v. 7, n. 14, p. 270-294, 2017.

DORETTO, S. A. O Ensino de Análise Linguística e os Professores em Formação Inicial: a relação teoria-prática. 2014. 145p. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Estadual de Maringá, 2014.

FAIRCLOUGH, N. Language and Power. Harlow: Longman Group UK Limited, 1989.

FENILLI, L. M. F. Trilhando caminhos para uma prática de análise linguística de base dialógica: uma proposta de elaboração didática a partir do gênero tira. 2020. 159p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1970.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada. V. 9, p. 5-45, 1987. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida. . Acesso em: 15 nov. 2021.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. 1. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Unidades Básicas do Ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984a. p. 49-69.

GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984b. p. 41-48.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.

GERALDI, J. W. Por que práticas de produção de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. de A.;

MORTATTI, M. do R. L. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados, 2014. p. 207-222.

HALTÉ, J.- F. O espaço didático e a transposição. Fórum Linguístico, Florianópolis, p. 117-139, jul./dez. 2008 [1998].

KRAEMER, M. A. D.; COSTA-HÜBES, T. C. Práticas de análise linguística na BNCC: heterogeneidade constitutiva e marcada no discurso. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.p. 281-324.

LUNARDELLI, M. G. Três Gotas De Poesia: A prática de análise linguística em uma proposta didática com o gênero Haicai Brasileiro Infantil. In.: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.p. 483-520.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução do russo por Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.

OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Proposta teórico-metodológica de análise linguística em perspectiva dialógica ao trabalho com o pronome. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 419-452.

PINTON, F. M.; STREB, J. Prática de Análise Linguística em Atividades didáticas produzidas por professores de língua portuguesa em formação inicial: Uma Proposta de Categorização da Natureza e Funcionalidade. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 208, 2021.

POLATO, A. D. M. Análise Linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O conto em prática de análise linguística dialógica no Ensino Médio. In: BARROS, E. M. D. de;

STRIQUER, M. dos S. D.; STORTO, L. J. (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa. Campinas: Pontes Editora, 2018. p. 43-69.

REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; ROHLING, N. Concepções de análise linguística na formação inicial de professor de língua portuguesa. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 827-843, jul./set. 2015.

RODRIGUES, R. H; ACOSTA PEREIRA, R. Os gêneros do discurso como elementos integradores para/nas aulas de leitura, escuta, produção textual e análise linguística: subsídios teórico-metodológicos. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021. p. 157-182.

RODRIGUES, R. H; A prática de análise linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021. p. 73-106.

ROSA, D. C. da. O ensino da produção textual escrita na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: das bases teórico-metodológicas às ações em sala de aula. 2019. 320p.Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR, 2019.

SANTOS-CLERISI, G. D. dos. A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa: por uma abordagem enunciativo-discursiva de base dialógica. 2017. 142p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Catarina – UFSC, Florianópolis, 2017.

SANTOS-CLERISI, G. D. dos. Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2020.

SEGANFREDO, E. Concursos Públicos como agentes do normativismo e de uma política lingüística no Brasil. Calidoscópio, Vol. 4, n. 1 , p. 27-38, jan/abr 2006.

SOUZA, T. F. B. Concepção de linguagem, de texto e de gêneros discursivos na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: um estudo de cursos de licenciatura em Letras. 2018. (220 f.). Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2018.

VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação. In: GERALDI, J. W. (Org.). A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1925-1930], p. 157-188.

VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929-1930].

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

WOOLARD, K. A. Introduction. Language Ideology as a field of inquiry. IN: SCHIEFFLIN, B. B; WOOLARD, K. A; KROSKRITY, V. (Orgs.) Language Ideologies. Practice and Theory. New York: Oxford University Press, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2023-02-02

Comment citer

Costa-Hübes, T. da C., & Pereira, R. A. (2023). Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir?. Letras, 1(64), 06–23. https://doi.org/10.5902/2176148569386