EXPLORANDO MODALIDADES RETÓRICAS SOB A PERSPECTIVA DA MULTIMODALIDADE

Autores

  • Désirée Motta-Roth
  • Graciela Rabuske Hendges

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512025

Palavras-chave:

Rhetorical Mode, Critical Genre Analysis, Multimodality, Multiliteracy.

Resumo

Literatura recente tem revelado que potencialidades tecnológicas contemporâneas vêm ampliando o papel semiótico da linguagem não-verbal em diferentes gêneros discursivos (KRESS; van LEEUWEN, 2001; UNSWoRth, 2001), alertando para a importância da pesquisa e do ensino sobre o tema para a qualificação de nossa participação (como produtores e/ou leitores) nesses gêneros. Em outras palavras, efatiza-se que o empoderamento semiótico depende também da compreensão das semioses não-verbais que constituem o registro dos gêneros discursivos e  que  o  foco  dos  estudos  de  gêneros  deve  ser  ampliado  para  considerar  a  função das semioses não-verbais nos mesmos (van LEEUWEN, 2004; hENdGES, 2008). dentro  dessa  perpectiva,  neste  trabalho  exploramos  o  conceito  de  “modalidade retórica” (MEURER, 2002) como uma categoria valiosa em análise do discurso Multimodal,  para  revelar  a  função  retórica  da  linguagem  não-verbal  em  diferentes gêneros. Seguindo a caracterização de Meurer (2002), estendemos à descrição de modalidades retóricas para a leitura de imagens no gênero anúncio publicitário. aperspectiva enfatizada neste estudo traz implicações para a pedagogia do multiletramento (CoPE; KaLaNtZIS, 2000).

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

Motta-Roth, D., & Hendges, G. R. (2010). EXPLORANDO MODALIDADES RETÓRICAS SOB A PERSPECTIVA DA MULTIMODALIDADE. Letras, (40), 43–66. https://doi.org/10.5902/2176148512025

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