A teoria de Galperin no processo de ensino da Educação Física: contribuições e aproximações

Autores

  • Rodrigo Souza Ramos Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Bruno Dandolini Colombo Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Vânia Vitório Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Bruna Carolini De Bona Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Isabela Natal Milak Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546441440

Palavras-chave:

Galperin, Educação Física, Ensino

Resumo

Este artigo tem como pretensão relacionar a teoria de Galperin com a organização do ensino da Educação Física, de forma bibliográfica, explicando a formação de conceitos por meio das etapas de assimilação e dos princípios didáticos de Galperin. Para isso, dialogamos com a proposta teórico-metodológica da Educação Física Crítico-Superadora e a Teoria Histórico-Cultural. Concluímos que os conceitos se dão pela assimilação das etapas e princípios didáticos de Galperin, e a relação com a Educação Física acontece por dentro desse processo de ensino e aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Bruno Dandolini Colombo, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é professor nos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNESC. É membro dos seguintes grupos de estudos e pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE UNESC) e Núcleo de Estudos sobre as Transformação no Mundo do Trabalho (TMT UFSC). 

Referências

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira, NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Criança não é Manga, não amadurece: Conceito de Maturação na Teoria Histórico-Cultural. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (2), 414-427.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4ª ed. São Paulo: MARKON Books, 1996.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsku, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber livros, 2009. 216 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20.ed.rev.e ampl. São Paulo: Cortez, 1996.

VIGOTSKI, Lev semenovich. Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes,1998, p. 191

Downloads

Publicado

03/12/2021

Como Citar

Ramos, R. S., Colombo, B. D., Vitório, V., De Bona, B. C., & Milak, I. N. (2021). A teoria de Galperin no processo de ensino da Educação Física: contribuições e aproximações. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546441440

Edição

Seção

Artigos originais