Aproximações e afastamentos entre as propostas pedagógicas críticas da educação física

Mainara Joaquim Motta, Bruna Carolini De Bona

Resumo


O estudo se propõe a discutir as propostas pedagógicas que fundamentam o ensino da Educação Física. Definimos como objetivo geral abordar as tendências críticas da Educação Física, analisando suas aproximações e afastamentos com base na pesquisa bibliográfica. O estudo busca compreender as tendências pedagógicas Crítico-superadora (Coletivo de Autores, 1992) e Crítico-emancipatória (Kunz, 1991; 2014), levando em consideração a relevância e a representação social dessas duas tendências. Busca-se, por meio dessa pesquisa, que se evidencie a importância de ambas as propostas pedagógicas para a Educação Física, levando em consideração os pontos de aproximação e de distanciamento entre elas. 

Palavras-chave


Educação Física; tendências críticas; aproximações; afastamentos.

Texto completo:

PDF

Referências


BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. In: Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, ago. 1999.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola, questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, Suraya Cristina; Rangel, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 1. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4 ed. Ijuí, Unijuí. 2014.

______ (Org.). Didática da educação física 3: futebol. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

______ Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

______ Educação Física: ensino & mudança. Ijuí: Ed. Unijuí, 1991.

______ Transformação Didático-Pedagógica Do Esporte. Ijuí;. Unijuí, 1994.

OLGÁRIA, C.F. Matos. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.

SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

TAFFAREL, Celi N. Z. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546425194



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.