Aproximaciones y alejamientos entre las propuestas pedagógicas críticas de la educación física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546425194Palabras clave:
Educación Física, tendencias críticas, aproximaciones, alejamientosResumen
El estúdio se propone a discutir las propuestas pedagógicas que fundamentan la enseñanza de Educación Física. Definimos como objetivo general abordar las tendências críticas de la Educación Física, analisando sus aproximaciones y alejamientos con base en la pesquisa bibliográfica. El estúdio busca a comprender y profundizar las tendencias pedagógicas Crítico-superadora (Coletivo de Autores, 1992) y Crítico-emancipatória (Kunz, 1991; 2014), llevando em consideración la relevância y representación social de esas dos tendências. Búscase, por medio de esa encuesta, que se ponga en evidencia la importancia de las dos propuestas pedagógicas para Educación Física, llevando en consideración los puntos de aproximación y alejamiento entre ellas.Descargas
Citas
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. In: Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, ago. 1999.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola, questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DARIDO, Suraya Cristina; Rangel, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 1. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4 ed. Ijuí, Unijuí. 2014.
______ (Org.). Didática da educação física 3: futebol. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
______ Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.
______ Educação Física: ensino & mudança. Ijuí: Ed. Unijuí, 1991.
______ Transformação Didático-Pedagógica Do Esporte. Ijuí;. Unijuí, 1994.
OLGÁRIA, C.F. Matos. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.
SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
TAFFAREL, Celi N. Z. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.