Os jogos eletrônicos como instrumento pedagógico nas aulas de educação física escolar

Carla Gomes Borges, Bruno Dandolini Colombo

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar de que forma os jogos eletrônicos podem ser utilizados como instrumento pedagógico nas aulas de educação física escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se que os jogos eletrônicos podem ser utilizados para abordar vários conteúdos da educação física escolar, como por exemplo, conhecimentos técnico-táticos de determinadas modalidades esportivas.

Palavras-chave


Jogos Eletrônicos; Educação Física Escolar; Instrumento pedagógico

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, A. Um bem ou um mau: um breve panorama da influência dos jogos eletrônicos na cultura individual e coletiva. São Paulo, 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 maio. 2018.

AMORIN, A. A origem dos jogos eletrônicos. USP, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESENVOLVEDORAS DE JOGOS ELETRÕNICOS. (ABRAGAMES). Disponível em: . Acessado em: 28 maio. 2018

AZEVEDO, V. A. Pires, G. L. Silva, A. P. S. Jogos Eletrônicos e Suas Possibilidades Educativas. UFSC. 2007. Disponível em: Acesso em 27 de Maio de 2018.

BATISTA, Sidnei Rodrigues; BETTI, Mauro. A televisão e o ensino da educação física na escola: uma proposta de intervenção. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 2, p.135-148, janeiro 2005.

BETTI, M. A Janela de Vidro. Campinas: Papirus, 1998.

BRAGA, M. Realidade virtual e educação. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Paraíba, v. 1, n. 1, jan./jun. 2001.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

GUMZ, A. C. R.; VAZ, C. S.; LEAL, V. H. Ensinando Através dos Jogos. Curitiba, PR. 2014. In: IV Congresso de Letras de 14 a 17 de outubro de 2014.

KRUGER, Fernando Luiz ; CRUZ, Dulce Márcia . Os Jogos Eletrônicos de Simulação e a Criança. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001, Campo

Grande, Anais ... Disponível em:

/4711/1/NP8KRUGER.pdf>. Acesso em 29 maio. 2018

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

MAGAGNIN, C. D. M.; MIRZA, S. T. Aprendizagem escolar: os jogos eletrônicos na formação do aluno. UCG/SEE, 2009. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2018.

MASCHIO, V; RIBAS, J.F.M. O jogo Enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar na Abordagem Critico Superadora. CEFD/UFSM, 2009. Disponivel em: Acesso em 27 de Maio de 2018.

MENDES, C. L. Jogar jogos eletrônicos: que lazer é esse? In: Licere. Belo Horizonte, 2005. (v. 8, n. 1)

MORAIS, R. A. R; MENDES, D. de S. O esporte-simulação: O que é possível aprender com os jogos eletrônicos?. Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354 v. 8, n. 1, p. 209-238, jan./abr., 2013.

RAMOS, D. K. A escola frente ao fenômeno dos jogos eletrônicos: aspectos morais e éticos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, jul. 2008

SANTOS, N. Espaços virtuais de ensino aprendizagem. São Paulo: Infolink, 2008.

SILVEIRA, G. C F.; TORRES, L. M. Z. B. Educação Física Escola: Um Olhar Sobre os Jogos Eletrônicos. ISEAT: 2007. Disponível em: Acesso em: 29 de maio 2018.

SOUZA, I. R. L.; MAGALHÃES, H. P. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 1, n. 1, jul./dez. 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546433484

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.