A temática da saúde na Educação Física do Ensino Médio: um estudo com os professores das escolas públicas estaduais de Sombrio/SC
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546438209Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, Saúde, Trato pedagógicoResumo
A pesquisa de campo teve como principal objetivo analisar como se dá o trato pedagógico da temática saúde nas aulas de Educação Física do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Sombrio/SC. Sendo realizadas entrevistas com todos os professores de Educação Física do Ensino Médio. Os resultados mostraram que, quando a saúde é abordada nas aulas de Educação Física, seu trato pedagógico se dá por um viés biológico subsidiado por propostas pedagógicas não críticas. De acordo com a proposta metodológica crítico-superadora, a temática da saúde nas aulas de Educação Física deve ser tratada simultaneamente aos conteúdos da cultura corporal.
Downloads
Referências
BASTOS, Robson dos Santos; JUNIOR, Osvaldo Galdino dos Santos; FERREIRA, Marcelo Pereira de Almeida. Reforma do Ensino Médio e a Educação Física: um abismo para o futuro. Revista Motrivivência. Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 38-51, setembro de 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p38 Acesso em: 16 de setembro de 2018.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; RINALDI, Wilson; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Viabilidade do trabalho com a temática saúde em aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física. Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 11-20, 1. Setembro de 2011
BRACHT. Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, 1999.
BRASÍLIA, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. 240 páginas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf Acesso em: 30 de abril de 2018.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 4ª reimp. da 2. Ed. Perdizes, SP: Cortez editora, 2016.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
METZNER, Andreia Cristina, et al. Contribuição da Educação Física para o ensino médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Revista Motrivivência. Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 106-123, setembro de 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/2543/showToc Acesso em: 30 de abril de 2018.
MOLINA NETO, Vicente, et al. A Educação Física no Ensino Médio ou para entender a Era do Gelo. Revista Motrivivência. Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 87-105, setembro de 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/2543/showToc Acesso em: 30 de abril de 2018.
SOARES, Carmen Lúcia, Educação física: raízes europeias e Brasil. 4. Ed. Campinas, São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.