A sistematização do conteúdo Badminton: experiência de ensino do Estágio Supervisionado III e a organização dos ciclos de escolarização na proposta Crítico-Superadora

Autores

  • Richard Tschoseck de Oliveira
  • Bruno Dandolini Colombo Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546438944

Palavras-chave:

Badminton, Educação Física, Crítico-Superadora, Sistematização do conteúdo

Resumo

Por meio de uma pesquisa documental, objetivou-se verificar a apropriação de conhecimento dos alunos sobre o Badminton nas aulas de Educação Física. O estudo aponta que ao professor ter uma posição pedagógica de criticidade, contribuiu com a formação significativa dos alunos. Conclui-se a importância da disciplina de estágio obrigatório na formação acadêmica, e a relevância da sistematização dos conteúdos, por meio dos princípios curriculares do trato com o conhecimento e da organização dos ciclos de escolarização.

Biografia do Autor

Bruno Dandolini Colombo, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é professor nos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNESC. É membro dos seguintes grupos de estudos e pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE UNESC) e Núcleo de Estudos sobre as Transformação no Mundo do Trabalho (TMT UFSC). 

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

DUARTE, Orlando. Todos os esportes do mundo. São Paulo: Makron Books, 1996.

CBBD. Confederação Brasileira de Badminton. Rio de Janeiro. 2015. Disponível em: Acesso em: 15 de março de 2018.

FCB. Federação Catarinense de Badminton. Badminton. Blumenau. 2013. Disponível em: http:/www.badminton.esp.br> Acesso em: 23 de Abril de 2019.

Downloads

Publicado

05/17/2021

Como Citar

de Oliveira, R. T., & Colombo, B. D. (2021). A sistematização do conteúdo Badminton: experiência de ensino do Estágio Supervisionado III e a organização dos ciclos de escolarização na proposta Crítico-Superadora. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546438944

Edição

Seção

Artigos originais