A velha roupa colorida: Brasil e África na Geografia escolar

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499427567

Palavras-chave:

Brasil, África, Política, Cultura

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir as proximidades teóricas curriculares e as disparidades praticadas –brasilianas- com relação ao continente africano. Passados dez anos de conquista alguns temas foram sedimentados, outros rompidos, poucos esquecidos e muitos permanecem nas práticas escolares. Apresentaremos como algumas reaproximações do Brasil com o continente africano que passam pelo debate no ensino do discurso político como as ‘políticas territoriais’, de economia via ‘transações econômicas’, e pela cultura com as trocas humanas ‘África-Brasil’. O ponto significativo é analisar que o passado colonial não acabou, apenar trocou de roupagem e necessita ser analisado com cuidado nas práticas de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosemberg Ferracini, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, TO

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal do Tocantins, UFT/Porto Nacional, membro do Laboratório de Práticas e Metodologias de Ensino de Geografia (LEGEO) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) UFT.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Ferracini, R. (2018). A velha roupa colorida: Brasil e África na Geografia escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, 22, e9. https://doi.org/10.5902/2236499427567

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