Os Suábios do Danúbio e a geopolítica de ocupação do território – da Europa ao Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499455086

Palavras-chave:

Suábia, Danúbio, Europa, Ocupação do território.

Resumo

Suábios do Danúbio é um termo coletivo utilizado para denominar a população de língua alemã que ocupou e ocupa vários países do sudeste da Europa, no vale do rio Danúbio. A maior parte dessa população é descendente de imigrantes recrutados como colonos, para repovoar determinadas áreas da Europa após a expulsão do Império Otomano, no século XVIII. A saída dos Suábios da Europa está intimamente ligada às consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, principalmente, da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mas também a outros fatores, ainda na Europa, os quais serão apresentados como forma de expressar o papel do “estar liquido” do território a partir de um fenômeno, a mobilidade humana. O texto é conduzido pelo método historico-geográfico e apresenta, ainda, experiências da vida e da vivência da colonização suábia em Guarapuava, no Paraná, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná.

Graduada e pós-graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Presidente Prudente. Desenvolve pesquisas em temáticas voltadas à Geografia Política, mais especificamente sobre poder e redes de poder, políticas públicas e dinâmica do território. Debruça-se, ainda, em aprofundar epistelogicamente os conceitos de territórios conservadores de poder e de contraespaços, áreas nas quais têm projetos financiados pelo CNPq e pela Fundação Araucária. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava (graduação, mestrado e doutorado), no Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional e do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES). Esteve na coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado) em Geografia da Unicentro por cinco anos. É membro do Conselho Consultivo da ANPEGE e avaliadora de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária. Pós-doutora em Geografia pela Universidade de Lisboa.

João Matheus Afinovicz de Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná.

Graduando Licenciatura em Geografia, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus CEDETEG. Participante do Programa de Iniciação Científica Voluntária no Laboratório do Grupo de Pesquisas Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais - GEPES/PM. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)/ 2018-2020.

Larissa Aparecida Dionizio, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná.

Graduanda em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Centro Oeste Unicentro). Desenvolve Iniciação Científica pesquisando a participação da mulher em cargos políticos eletivos em Guarapuava/ PR, com bolsa do CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES).

Referências

ABECK, H. A colaboração germânica no Paraná nos últimos 50 anos (1929-1979). Curitiba: Gráfica Wunderlich, 1980.

ABREU, M. de A. Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700). Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio & Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, 2010, 420 p.

ALBUQUERQUE, M. M.; REIS, A. F.; CARVALHO, C. D. de. Atlas Histórico Escolar. Rio de Janeiro: FENAME, 1980.

CARTIER, R. A segunda guerra mundial. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Primor,1977.

CLARKSON, S. History of German Settlements in Southern Hungary. FEEFHS, 1997

COOPERATIVA AGRÁRIA MISTA ENTRE RIOS. Entre Rios: Documentário ilustrado da colonização suábios danubiana. Guarapuava: Cartgraf Campinas Artes Gráficas Editora Ltda, 1979.

CRESSWELL, T. On the move: mobility in the modern western world. New York: Routledge, 2006.

DIAS, C. O mundo em transição. Revista Aventuras na História. 14ª ed. São Paulo: Editora Abril, 2005, p. 11-15.

ELFES, A. Suábios no Paraná. Curitiba: Cooperativa Agrária Mista Entre Rios Ltda, 1971.

ENCICLOPÉDIA BARSA. Rio de Janeiro - São Paulo: Enciclopédia Britânnica, p. 219- 237, 1987

FRIEDRICH, M. Gênese e evolução do Distrito de Entre Rios em Guarapuava-PR e a Cooperativa Agrária. 2005. Monografia (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2005.

GIBRIN, M. A cobiça saiu cara. Revista Aventuras na História. 14ª ed. São Paulo: Editora Abril, 2005, p. 58.

GUILHERME, P. Terror sobre rodas. Revista Aventuras na História. 14ª ed. São Paulo: Editora Abril, 2005, p. 54-55.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

JAERGER, J. R. O Desenvolvimento do Complexo Agro-Industrial da Cooperativa Agrária Mista Entre Rios Ltda. 1998. Monografia (Especialização em Geografia Rural) – Universidade Estadual Do Centro-Oeste, Guarapuava, 1998.

KOOP, H. The Last Generation Forgotten and Left to Die: The Postwar Memoirs of a Child: the History of the Danube Swabians in Word and Pictures. Hardcover – 2003.

MONTGOMERY, F. J. Tradução: Tibor Rabóczkay e Edit Piza. Hungria satélite contra a vontade. São Paulo: Com-Arte, 1999.

NILSON, P. Terror sobre rodas. Revista Aventuras na História. 14ª ed. São Paulo: Editora Abril, 2005, p. 55.

PAIKERT, G. C. The Danube Swabians. Haia: Martinus Nijhoff, 1967.

REVISTA DESPERTAI. 1914 Tiros que ainda abalam o mundo. Cesário Lange, SP: Torre de Vigia da Bíblia e Tratados. Agosto, 1994

RODRIGUES, I. A agonia de um gigante. Revista Aventuras na História. São Paulo: Editora Abril, fev., 2005, p. 23. (Coleção Grandes Guerras – Invasões Bárbaras).

SANTOS JUNIOR, W. R dos. Geografia I: Epistemologia, Política e Meio Ambiente. São Paulo, Editora Saraiva, 2016.

SILVA, M. da. Territórios conservadores de poder no centro-sul do Paraná. 2005. 263 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2005.

VICENTINO, C. História memória viva – da Pré-História à Idade Média. São Paulo: Scipione, 1996.

YUDENITSCH, N. A fúria que veio a galope. Revista Aventuras na História. 14. ed. São Paulo: Editora Abril, 2005, p. 25-29.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Silva, M. da, Afinovicz de Lima, J. M., & Dionizio, L. A. (2022). Os Suábios do Danúbio e a geopolítica de ocupação do território – da Europa ao Brasil. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e42. https://doi.org/10.5902/2236499455086

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional