A paisagem e o território no ensino escolar de Geografia
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALBUQUERQUE, M. A. M. Livros didáticos e currículos de Geografia, pesquisas e usos: uma história a ser contada. In: TONINI, I. M.; GOULART, L. B.; MARTINS, R. E. M. W.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
ANDRADE, M. C. Territorialidades, desterritorialidades, novas territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A.; SILVEIRA, M. L. (Org.) Território, globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1998.
BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global: esboço metodológico. RA’E GA, n. 8, p. 141-152, 2004.
BOLIGIAN, L. et al. Geografia, espaço e vivência. 6º ano. 5ª Ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2015.
BOLIGIAN, L. et al.. Geografia, espaço e vivência. 7º ano. 5ª Ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2015.
BOLIGIAN, L. et al.. Geografia, espaço e vivência. 8º ano. 5ª Ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2015.
BOLIGIAN, L. et al. Geografia, espaço e vivência. 9º ano. 5ª Ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília, DF, 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 de mar de 2019.
CORRÊA, R. L. Territorialidade e corporação: um exemplo. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A.; SILVEIRA, M. L. (Org.) Território, Globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1998.
COSGROVE, D. A Geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
DEMATTEIS, G. Le metafore della terra. La geografia umana tra mito e scienza. Milano: Feltrinelli, 1985.
FUINI, L. L. O território em Rogério Haesbaert: concepções e conotações. Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 21, n.1, p. 19-29, 2017.
GANDY, M. Paisagem, estéticas e ideologia. CORREA, R. L. ROSENDAHL, Z. (Org.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004, p.75-90.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria do Planejamento e das Finanças. Secretaria de Educação e Cultura. Fundação Vanzolini. Construção das diretrizes e matrizes curriculares para a rede estadual de Educação Básica do Rio Grande do Norte. 2018. Disponível em: http://www.rnsustentavel.rn.gov.br/smiv3/site/conteudos/midias/d3a25d505622e8dbf75bd03c54319da6.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
HAESBAERT, R. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. In: HEIDRICH, A.; COSTA, B.; PIRES, C.; UEDA, V. (Org.) A emergência da multiterritorialidade: a ressignifcação da relação do humano com o espaço. Canoas/Porto Alegre: Editora ULBRA, Editora da UFRGS, 2004a.
HAESBAERT, R.. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004b.
MORAES, A. C. R. (org.) Ratzel. São Paulo: Ática, 1990.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
RATZEL, F. Geografia do homem: antropogeografia. Tradução de Fátima Murad. In: MORAES, A. C. R. (org.) Ratzel. São Paulo: Ática, 1990. p. 32-107.
SALGUEIRO, T. B. Paisagem e Geografia. Finisterra, n. 72, p. 37-53, 2001.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
SANTOS, M. O espaço geográfico como categoria filosófica. Terra Livre, n. 5, p. 09-20, 1988.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, M. Estrutura, processo, função e forma como categorias do método geográfico. In: Espaço e método. 5 ed. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 67-79.
SAQUET, M. A. Abordagens e concepções sobre território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. 124p.
SCHÄFFER, N. O. Ler a paisagem, o mapa, o livro. Escrever nas linguagens da Geografia. In: NEVES, I. C. B.; SOUZA, J. V.; SCHÄFFER, N. O.; GUEDES, P. C.; KLÜSENER, R. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, p. 86-101.
SOUZA, M. J. L. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.), Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 77-116.
SPOSITO, E. S. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
TORREZANI, N. C. Vontade de saber Geografia. 6° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2015.
TORREZANI, N. C.. Vontade de saber Geografia. 7° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2015.
TORREZANI, N. C.. Vontade de saber Geografia. 8° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2015.
TORREZANI, N. C.. Vontade de saber geografia. 9° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2015.
TRICART, J. L. F. Paisagem e Ecologia: São Paulo: Igeo/USP, 1981.
DOI: https://doi.org/10.5902/2236499443732
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Indexações e Bases Bibliográficas





.jpg)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.