Estudo dos códigos culturais alemães: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de Geografia em Paraíso do Sul/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499455381

Palavras-chave:

Cultural, Ensino, Identidade, Lugar

Resumo

O estudo da cultura é relevante para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, pois a partir da compreensão de conceitos relacionados à cultura os educandos constroem seu pensamento reflexivo sobre o espaço e as relações sociais que nele ocorrem, destacando as singularidades locais. Neste sentido, o trabalho buscou responder sobre a contribuição e importância dos grupos étnicos que colonizaram Paraíso do Sul/RS para sua formação cultural e de que forma a cultura pode auxiliar para a construção do conhecimento dos educandos no ensino básico, na disciplina de Geografia. Para realização da pesquisa foi selecionada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves, e as atividades foram executadas no 8º ano. O trabalho se desenvolveu em etapas, sendo elas: levantamento bibliográfico, trabalho de campo e realização da atividade em sala de aula. Como consideração final, enfatiza-se que a cultura alemã é vivenciada pela comunidade, sendo fundamental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia para compreensão e valorização da cultura local.

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Biografia do Autor

Denise Lenise Machado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Educadora na rede estadual do Rio Grande do Sul e do curso Pré-Universitário Popular Alternativa.

Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui Graduação em Estudos Sociais (1981), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Imaculada Conceição (FIC); Graduação em Geografia Bacharelado- Geógrafo (1982) pela Universidade Federal de Santa Maria; Graduação em Geografia Licenciatura Plena (1983) pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestrado em Geografia - Organização do Espaço - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro (1986); Doutorado em Geografia - Organização do Espaço- pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro (1997). Professora Titular pela UFSM (2017). Atuou nos Cursos de Graduação em Geografia Bacharelado e Geografia Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora aposentada, pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenou o Curso Licenciatura em Geografia - EAD da Universidade Federal de Santa Maria de 2012 a 2018. Coordenou o Grupo de Pesquisa CNPq - Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA).Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na área de Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes linhas: Organização do Espaço, Região e Regionalização, Geografia Agrária e Geografia Cultural. Autora de livros, de capítulos de livros e de diversos artigos em periódicos de Geografia.

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Publicado

2022-06-21 — Atualizado em 2022-09-26

Versões

Como Citar

Machado, D. L., & Bezzi, M. L. (2022). Estudo dos códigos culturais alemães: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de Geografia em Paraíso do Sul/RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e9. https://doi.org/10.5902/2236499455381 (Original work published 21º de junho de 2022)

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