Estudo dos códigos culturais alemães: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de Geografia em Paraíso do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499455381Palavras-chave:
Cultural, Ensino, Identidade, LugarResumo
O estudo da cultura é relevante para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, pois a partir da compreensão de conceitos relacionados à cultura os educandos constroem seu pensamento reflexivo sobre o espaço e as relações sociais que nele ocorrem, destacando as singularidades locais. Neste sentido, o trabalho buscou responder sobre a contribuição e importância dos grupos étnicos que colonizaram Paraíso do Sul/RS para sua formação cultural e de que forma a cultura pode auxiliar para a construção do conhecimento dos educandos no ensino básico, na disciplina de Geografia. Para realização da pesquisa foi selecionada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves, e as atividades foram executadas no 8º ano. O trabalho se desenvolveu em etapas, sendo elas: levantamento bibliográfico, trabalho de campo e realização da atividade em sala de aula. Como consideração final, enfatiza-se que a cultura alemã é vivenciada pela comunidade, sendo fundamental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia para compreensão e valorização da cultura local.
Downloads
Referências
ATLAS ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO SUL. Prefeitura Municipal de Paraíso do Sul, Porto Alegre: Evangraf, 2019.
BEZZI, Meri Lourdes. Região: uma (re)visão historiográfica- da gênese aos novos paradigmas. 1996. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro,1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRUM NETO, Helena. Regiões Culturais: a construção de identidades culturais no Rio Grande do Sul e sua manifestação na paisagem gaúcha. 2007. 328 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
CAETANO, Jessica Nene. A influência cultural portuguesa na reorganização do espaço da microrregião geográfica de Cruz Alta/RS. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: Congresso Luso- Afro-Brasileiro de Ciências sociais, VIII, 2004, Coimbra. Anais. Combra: Dialnet, 2004. p. 1-10.
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: ed. Da UFSC, 1999.
COSGROVE, Denis. A Geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R.L.; ROSENDAHL, Z. (org). Paisagem tempo e cultura. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 1998, p.92-123.
FRANCO, Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: Editora SENAC, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 23 mar.2017.
KRAMER, Sonia (Org.). Infância e produção cultural. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e pratica. São Paulo: Alternativa, 2004.
MAYER, Dagmar E. Estermann. Língua e religião instituintes da nacionalidade: cultura teuto-brasileiro- evangélica no Rio Grande do Sul. In: Migração alemã no Rio Grande do Sul: história, linguagem, educação. CUNHA, Jorge Luiz da; GARTNER, Angelika. (Org.). Santa Maria: ed. Da UFSM, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2003.
PHEIFER, Carla Hulda. A emancipação política de Paraíso do Sul. 2008. Trabalho de Graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
PRADE, Helga Guttenkunst. O linguajar do alemão gaúcho. In: Migração alemã no Rio Grande do Sul: história, linguagem, educação. CUNHA, Jorge Luiz da; GARTNER, Angelika. (Org.). Santa Maria: ed. da UFSM, 2003.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAÍSO DO SUL. Disponível em: http://www.paraisodosul.rs.gov.br/a-cidade/economia-local. Acesso em 25 set. 2017.
ROCHA, Lurdes Bertol; ALMEIDA, Maria Geralda. Cultura, mundo-vivido e território. In: Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente. 2005, Londrina, Anais. Londrina: Edições Humanidades, 2005. p. 1-13.
RODHE, Aldo. Paraíso do Sul: do sonho a realidade. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
SANTOS, Pedro dos Santos. A cultura italiana em Silveira Martins/RS: uma contribuição para a práxis educacional interativa em sala de aula. 2014. Trabalho de Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.
SLODKOWSKI, Aline Carlise. A cultura polonesa em Guarani das Missões/RS: uma proposta para a práxis educacional interativa em sala de aula. 2010. Trabalho de Graduação em Geografia- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
VYGOTSKY, Lev. A formação da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WERLANG, William. História da Colônia Santo Ângelo. Santa Maria: Pallotti, 1995.
Publicado
Versões
- 2022-09-26 (4)
- 2022-06-21 (3)
- 2022-06-21 (2)
- 2022-06-21 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.