O ensino de geografia e a música: ouvindo, conectando e reverberando possibilidades de aproximação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499491073Palavras-chave:
Ensino de geografia, Linguagem musical, CulturaResumo
A discussão sobre a utilização da música no processo de ensino e aprendizagem da Geografia é o objetivo do presente texto. A partir do Projeto “Geografia e Música: audições, conexões e possibilidades no ensino de Geografia”, desenvolvido durante o ano de 2023, sob os auspícios do Programa de Licenciaturas – PROLICEN, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, foram desenvolvidas oficinas com docentes de Geografia e História das Redes de Ensino Básico, discentes do Ensino Fundamental das Redes Públicas de Ensino do Rio Grande do Sul e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFSM. A escolha da linguagem musical fundamenta-se em um conjunto de ações, desenvolvidas pelos autores em suas trajetórias, que forneceram elementos teóricos e empíricos de análise, além de ser uma linguagem fortemente presente na vida cotidiana, com veiculação favorecida por canais de comunicação diversificados. As propostas e resultados das atividades realizadas subsidiaram as análises ao término do projeto, concluindo que as conexões entre geografia e música ampliam o entendimento da ciência geográfica e o estabelecimento de suas relações com as múltiplas manifestações culturais. Por sua vez, ampliam também as possibilidades de audição e formação de repertório dos docentes e discentes e constituem em possibilidade de emprego no ensino-aprendizagem de geografia em seus distintos níveis.
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