O ensino de geografia e a música: ouvindo, conectando e reverberando possibilidades de aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499491073

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Linguagem musical, Cultura

Resumo

A discussão sobre a utilização da música no processo de ensino e aprendizagem da Geografia é o objetivo do presente texto. A partir do Projeto “Geografia e Música: audições, conexões e possibilidades no ensino de Geografia”, desenvolvido durante o ano de 2023, sob os auspícios do Programa de Licenciaturas – PROLICEN, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, foram desenvolvidas oficinas com docentes de Geografia e História das Redes de Ensino Básico, discentes do Ensino Fundamental das Redes Públicas de Ensino do Rio Grande do Sul e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFSM. A escolha da linguagem musical fundamenta-se em um conjunto de ações, desenvolvidas pelos autores em suas trajetórias, que forneceram elementos teóricos e empíricos de análise, além de ser uma linguagem fortemente presente na vida cotidiana, com veiculação favorecida por canais de comunicação diversificados. As propostas e resultados das atividades realizadas subsidiaram as análises ao término do projeto, concluindo que as conexões entre geografia e música ampliam o entendimento da ciência geográfica e o estabelecimento de suas relações com as múltiplas manifestações culturais. Por sua vez, ampliam também as possibilidades de audição e formação de repertório dos docentes e discentes e constituem em possibilidade de emprego no ensino-aprendizagem de geografia em seus distintos níveis.

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Biografia do Autor

Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Geociências - UFSM. Professor Permanente do PPGGEO - UFSM e do PROFGEO. Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Geografia - FFLCH - USP. Pós-doutorado em Geografia - FCT - UNESP. Coordenador do GEGTA - Grupo de Estudos: Geografia, Trabalho, Ambiente

Lucca Klipel Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do Curso de Geografia - Licenciatura - UFSM

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

Cardoso, E. S., & Ferreira, L. K. (2025). O ensino de geografia e a música: ouvindo, conectando e reverberando possibilidades de aproximação. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e91073. https://doi.org/10.5902/2236499491073

Edição

Seção

Ensino e Geografia