O ensino de Geografia em uma escola do campo e uma escola da cidade no município de Agudo-RS: características e diversidades

Autores

  • Gerson Jonas Schirmer UFSM
  • Eduardo Schiavone Cardoso UFSM
  • Marisa Dal' Ongaro UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499419132

Resumo

A localização geográfica da escola, pode assumir um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise da rede de ensino e do ensino de geografia no município de Agudo, localizado na Região Central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto fez-se uma caracterização geral da rede de ensino do Município, pesquisou-se as características específicas de  uma escola do campo e de uma escola da cidade, bem como a sua contribuição na compreensão e valorização do lugar.  Constatou-se que apesar dos esforços por parte de alguns professores, embasado nos procedimentos adotados, a escola segue formando sujeitos sociais que não estabelecem uma verdadeira identidade com o lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Jonas Schirmer, UFSM

Professor Dr. da UFSM- Campus Cachoeira do Sul

Eduardo Schiavone Cardoso, UFSM

Professor Dr. do Deparamento de Geociencias da UFSM

Marisa Dal' Ongaro, UFSM

Mestranda do curso de Pós-grafuação em Geografia da UFSM

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Referências para uma política nacional de educação do campo. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.ce.ufes.br/educacaodocampo/ down/cdrom1/pdf/007.pdf> Acesso em: 03 de set. de 2013.

CALLAI, H. C. A Geografia no Ensino Médio. In: Terra Livre - As Transformações do Mundo da Educação - Geografia, Ensino e Responsabilidade Social. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, (14): p. 56-89, jan./jul. 1999.

CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. In: BENJAMIN, C.; CALDART, R. S. Projeto popular e escolas do campo. Brasília, DF, 2000.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. 296 p.

FREIRE, P. Educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

HOWARD, W. A Música e a Criança. São Paulo: Summus,1984.

Libâneo, L.C.; Democratização da escola Pública: a pedagogia histórico-crítico-social dos conteúdos. São Paulo:Loyola, 1990.

NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989, 16 ed.

PERES, A. F. Saberes e identidade profissional em um curso de formação de professores de língua portuguesa. Londrina, 2007, 229. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução Editora Forense Universitária – Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeira: Forense Universitária, 1976.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000.

SCHIRMER, G.J., Mapeamento Geoambiental Municipal de Agudo-RS. Monografia Geografia-Bacharelado_UFSM, Gerson Jonas Schirmer, 2010.

SCHIRMER, G.J., A valorização do lugar a partir do ensino de geografia na escola do campo e da cidade:o caso do município de Agudo-RS. Monografia Geografia-Licenciatura Plena_UFSM, Gerson Jonas Schirmer, 2013.

Wizniewski,C.F. A contribuição da Geografia na construção da educação do campo. Experiências e diálogos em educação do campo. Fortaleza:Edições UFC, 2010,129p.

VIDOR, A.; BARBIERI, J.; GIORDANI,E.M.; Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos. Fundação Antonio Meneghetti-Recanto do Maestro, RS: Ontopsicologia Editora Universitária, 74p, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Schirmer, G. J., Cardoso, E. S., & Dal’ Ongaro, M. (2016). O ensino de Geografia em uma escola do campo e uma escola da cidade no município de Agudo-RS: características e diversidades. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(2), 112–124. https://doi.org/10.5902/2236499419132