O ensino de Geografia em uma escola do campo e uma escola da cidade no município de Agudo-RS: características e diversidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499419132Resumo
A localização geográfica da escola, pode assumir um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise da rede de ensino e do ensino de geografia no município de Agudo, localizado na Região Central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto fez-se uma caracterização geral da rede de ensino do Município, pesquisou-se as características específicas de uma escola do campo e de uma escola da cidade, bem como a sua contribuição na compreensão e valorização do lugar. Constatou-se que apesar dos esforços por parte de alguns professores, embasado nos procedimentos adotados, a escola segue formando sujeitos sociais que não estabelecem uma verdadeira identidade com o lugar.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Referências para uma política nacional de educação do campo. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.ce.ufes.br/educacaodocampo/ down/cdrom1/pdf/007.pdf> Acesso em: 03 de set. de 2013.
CALLAI, H. C. A Geografia no Ensino Médio. In: Terra Livre - As Transformações do Mundo da Educação - Geografia, Ensino e Responsabilidade Social. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, (14): p. 56-89, jan./jul. 1999.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. In: BENJAMIN, C.; CALDART, R. S. Projeto popular e escolas do campo. Brasília, DF, 2000.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. 296 p.
FREIRE, P. Educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
HOWARD, W. A Música e a Criança. São Paulo: Summus,1984.
Libâneo, L.C.; Democratização da escola Pública: a pedagogia histórico-crítico-social dos conteúdos. São Paulo:Loyola, 1990.
NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989, 16 ed.
PERES, A. F. Saberes e identidade profissional em um curso de formação de professores de língua portuguesa. Londrina, 2007, 229. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução Editora Forense Universitária – Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeira: Forense Universitária, 1976.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000.
SCHIRMER, G.J., Mapeamento Geoambiental Municipal de Agudo-RS. Monografia Geografia-Bacharelado_UFSM, Gerson Jonas Schirmer, 2010.
SCHIRMER, G.J., A valorização do lugar a partir do ensino de geografia na escola do campo e da cidade:o caso do município de Agudo-RS. Monografia Geografia-Licenciatura Plena_UFSM, Gerson Jonas Schirmer, 2013.
Wizniewski,C.F. A contribuição da Geografia na construção da educação do campo. Experiências e diálogos em educação do campo. Fortaleza:Edições UFC, 2010,129p.
VIDOR, A.; BARBIERI, J.; GIORDANI,E.M.; Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos. Fundação Antonio Meneghetti-Recanto do Maestro, RS: Ontopsicologia Editora Universitária, 74p, 2014.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.