Adequação do ensino de Geografia a realidade rural: um estudo junto as escolas-núcleo do município de Santa Maria - RS.

Meri Lourdes Bezzi, Rosangela Spironello

Resumo


O momento atual é caracterizado por grandes transformações no cenário global. Essa realidade também é sentida no meio rural, quando o jovem busca através da educação modificar essa realidade. A Geografia como ciência possui a capacidade de instrumentalizar o jovem para a modificação dos fatos desde que o seu ensino seja voltado para o meio rural através da adequação da aprendizagem, utilizando a cognição do educando aliado aos conteúdos didáticos. Contudo, é preciso que o educador se disponha a trabalhar os conteúdos geográficos dentro de uma perspectiva local e faça uso da percepção do educando sobre seu mundo.


Texto completo:

PDF

Referências


BEZZI, M. L. REGIÃO: Uma (Re)visão historiográfica da

Gênese aos Novos Paradigmas. Rio Claro, Instituto de

Geociências e Ciências Exatas, UNESP. 1996, p.276-

, il, Tese, (Doutorado - Organização do Espaço)

CHAUI, M. Convite a Filosofia. 5. ed. São Paulo: Ática,

120-125p.

NIEDELCOFF, M. T. A Escola e a Compreensão da

Realidade. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. 101 p.

OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento.

São Paulo: Plêiade, 1996. p. 21-25.

PAVIANI, A. Por uma Geografia do Cotidiano. Revista

Geografia Ensino, Minas gerais, 2 (8): 31-35, 1988.

PENNA, A. G. Percepção e realidade: introdução ao

estudo da atividade perceptiva. Rio de Janeiro: Fundo

de Cultura, 1968. 189p.

SANTOS, I. F. Escola Núcleo como alternativa para

Educação Rural: Uma Análise sócio-histórica de uma

experiência pedagógica no município de Santa Maria -

RS. Santa Maria- Curso de Pós-Graduação em

Educação, UFSM, 1993. 158p. Dissertação Mestrado

em Educação, UFSM.

SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado. 4. ed.

São Paulo: HUCITEC, 1996. p.11-70.

VESENTINI, J. W., et al. Geografia e Ensino: textos

críticos. Campinas: Papirus, 1989. 201p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499424135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Indexações e Bases Bibliográficas