Adequação do ensino de Geografia a realidade rural: um estudo junto as escolas-núcleo do município de Santa Maria - RS.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499424135Resumo
O momento atual é caracterizado por grandes transformações no cenário global. Essa realidade também é sentida no meio rural, quando o jovem busca através da educação modificar essa realidade. A Geografia como ciência possui a capacidade de instrumentalizar o jovem para a modificação dos fatos desde que o seu ensino seja voltado para o meio rural através da adequação da aprendizagem, utilizando a cognição do educando aliado aos conteúdos didáticos. Contudo, é preciso que o educador se disponha a trabalhar os conteúdos geográficos dentro de uma perspectiva local e faça uso da percepção do educando sobre seu mundo.
Downloads
Referências
BEZZI, M. L. REGIÃO: Uma (Re)visão historiográfica da
Gênese aos Novos Paradigmas. Rio Claro, Instituto de
Geociências e Ciências Exatas, UNESP. 1996, p.276-
, il, Tese, (Doutorado - Organização do Espaço)
CHAUI, M. Convite a Filosofia. 5. ed. São Paulo: Ática,
120-125p.
NIEDELCOFF, M. T. A Escola e a Compreensão da
Realidade. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. 101 p.
OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento.
São Paulo: Plêiade, 1996. p. 21-25.
PAVIANI, A. Por uma Geografia do Cotidiano. Revista
Geografia Ensino, Minas gerais, 2 (8): 31-35, 1988.
PENNA, A. G. Percepção e realidade: introdução ao
estudo da atividade perceptiva. Rio de Janeiro: Fundo
de Cultura, 1968. 189p.
SANTOS, I. F. Escola Núcleo como alternativa para
Educação Rural: Uma Análise sócio-histórica de uma
experiência pedagógica no município de Santa Maria -
RS. Santa Maria- Curso de Pós-Graduação em
Educação, UFSM, 1993. 158p. Dissertação Mestrado
em Educação, UFSM.
SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado. 4. ed.
São Paulo: HUCITEC, 1996. p.11-70.
VESENTINI, J. W., et al. Geografia e Ensino: textos
críticos. Campinas: Papirus, 1989. 201p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.