Tópicos sobre o ensino de campo e cidade: conhecimento substantivo e conhecimento sintático em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467168

Palavras-chave:

Conhecimento do conteúdo, campo, ensino de geografia, professor

Resumo

O presente artigo reflete a importância do Conhecimento do Conteúdo em Geografia, considerando seu valor na caracterização da matéria escolar e, por consequência, na própria identificação do professor. Entendemos que não basta ter apenas o domínio do conhecimento específico, é necessário também ter condições de levar esse conhecimento à compreensão dos alunos. Shulman (1986) aponta a necessidade de os professores compreenderem as estruturas de suas áreas de conhecimento por meio do Conhecimento do Conteúdo, ou seja, terem um conhecimento substantivo e sintático da disciplina que ministram; sendo, de modo sucinto, o primeiro relacionado ao que se estuda, seus conceitos e princípios, e o segundo, ao método de investigação, regras e procedimentos. Ante a diversidade de conteúdos geográficos, escolhemos a temática campo e cidade por representar, entre outros motivos, tópico de ensino interessante, pois, independentemente do local onde residem os estudantes, todos carregam em sua história laços com o campo ou com a cidade. Por meio de pesquisa qualitativa buscamos compreender os conhecimentos docentes e realçar a função central do conteúdo geográfico.

Palavras-chave: conhecimento do conteúdo; campo; cidade; ensino de geografia; professor

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Biografia do Autor

Valéria Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Geografia, Três Lagoas, MS

Professora Doutora do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino e currículo de geografia. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Formação Docente, Ensino e Produção do Conhecimento Geográfico- EFORGeo

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá, Departamentode Geografia, Maringá, PR

Professor Doutor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisa com ênfase em questões relacionadas ao ensino e à formação do professor dessa disciplina. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica e Formação de Professores de Geografia - EDUPROGEO

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Publicado

2022-07-20 — Atualizado em 2022-09-26

Versões

Como Citar

Pereira, V. R., & Lopes, C. S. (2022). Tópicos sobre o ensino de campo e cidade: conhecimento substantivo e conhecimento sintático em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e15. https://doi.org/10.5902/2236499467168 (Original work published 20º de julho de 2022)

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