Saberes, práticas e contextos de atuação de professores de geografia nas redes públicas de ensino fundamental em Campinas-S.P
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499487955Palavras-chave:
Saberes e práticas docentes, Autonomia, Educação geográficaResumo
A presente pesquisa busca analisar a maneira pela qual os conhecimentos e práticas dos professores de geografia estão relacionados aos contextos em que atuam. Esses contextos englobam as características dos processos de formação inicial e continuada dos docentes de geografia participantes da pesquisa, as condições de trabalho e carreira, a infraestrutura das escolas e as políticas curriculares das redes estadual de São Paulo e municipal de Campinas/SP. Reflete-se sobre os saberes e fazeres docentes mobilizados e produzidos cotidianamente, observando e questionando quais são as práticas docentes implementadas a partir das características dos distintos contextos de atuação, ressaltando que a ação docente é moldada por fatores históricos e sociais. As reflexões aqui delineadas visam contribuir para desmistificar visões hegemônicas que culpabilizam excessivamente os professores e/ou os alunos pelos problemas da educação, em prol da edificação da profissionalidade docente e do fortalecimento da educação geográfica.
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