Saberes, práticas e contextos de atuação de professores de geografia nas redes públicas de ensino fundamental em Campinas-S.P

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487955

Palavras-chave:

Saberes e práticas docentes, Autonomia, Educação geográfica

Resumo

A presente pesquisa busca analisar a maneira pela qual os conhecimentos e práticas dos professores de geografia estão relacionados aos contextos em que atuam. Esses contextos englobam as características dos processos de formação inicial e continuada dos docentes de geografia participantes da pesquisa, as condições de trabalho e carreira, a infraestrutura das escolas e as políticas curriculares das redes estadual de São Paulo e municipal de Campinas/SP. Reflete-se sobre os saberes e fazeres docentes mobilizados e produzidos cotidianamente, observando e questionando quais são as práticas docentes implementadas a partir das características dos distintos contextos de atuação, ressaltando que a ação docente é moldada por fatores históricos e sociais. As reflexões aqui delineadas visam contribuir para desmistificar visões hegemônicas que culpabilizam excessivamente os professores e/ou os alunos pelos problemas da educação, em prol da edificação da profissionalidade docente e do fortalecimento da educação geográfica.

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Biografia do Autor

Juliana Andrade Moura, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Claudivan Sanches Lopes, Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá - UEM.  

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Moura, J. A., & Lopes, C. S. (2024). Saberes, práticas e contextos de atuação de professores de geografia nas redes públicas de ensino fundamental em Campinas-S.P. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87955. https://doi.org/10.5902/2236499487955

Edição

Seção

Ensino e Geografia

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