O conceito de lugar em livros didáticos de Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499483955

Palavras-chave:

Livro didático, Lugar, Ensino de Geografia, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o papel do livro didático no tocante à dimensão lugar e em relação ao saber docente na utilização dessa ferramenta de ensino. Sendo assim, o objetivo do trabalho consistiu em analisar como é abordado o conceito de lugar em livros didáticos de Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Adotamos como percurso metodológico uma abordagem qualitativa de pesquisa bibliográfica e investigação documental, cujos procedimentos investigativos contaram com uma análise fundamentada em reflexões teóricas sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com a interpretação de dados referentes ao conceito de lugar presente em 14 livros didáticos do PNLD 2023 a partir da análise textual discursiva e com o tratamento de informações em relação à perspectiva teórica adotada e aos dados obtidos na pesquisa documental. Destarte, enquanto resultados, constatamos que a adoção do termo lugar é constante nos livros didáticos analisados, por outro lado, há também uma necessidade de apresentar a esfera conceitual nessas obras. Portanto, embora a maioria dos livros didáticos analisados não apresentem o conceito de lugar, e sim exemplos dessa dimensão analítica, podemos afirmar que a apresentação dada a essa dimensão é relevante para a Geografia Escolar, sobretudo, ao considerá-la como espaço vivido a partir da perspectiva humanista, que é aquela que mais aparece nessas obras.

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Biografia do Autor

Nathany Morais de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Micarla Silva de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF/UFRN

Solange Alves Canuto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF/UFRN

Gleydson Pinheiro Albano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Geografia do CERES/Caicó-RN

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor do Departamento de Geografia da UFRN, no Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES.

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Publicado

2024-02-11

Como Citar

Souza, N. M. de, Azevedo, M. S. de, Canuto, S. A., Albano, G. P., & Salvador, D. S. C. de O. (2024). O conceito de lugar em livros didáticos de Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e83955. https://doi.org/10.5902/2236499483955

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