Abordagens e perspectivas interdisciplinares: ensino de Geografia e Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499472222

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade

Resumo

O Ensino de Geografia carrega consigo as bases teórico-práticas da ciência geográfica, fundamentais para subsidiar a análise da realidade em sua complexidade social e ambiental. A Educação Ambiental (EA), em sua abordagem interdisciplinar, busca transpor os obstáculos epistemológicos e metodológicos, considerando as múltiplas realidades e o conhecimento cotidiano dos estudantes. Deste modo, este artigo tem o objetivo de relacionar o Ensino de Geografia e a Educação Ambiental no sentido de apresentar instrumentos teórico-metodológicos para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia é composta por revisão bibliográfica de autores que se alinham à perspectiva crítica emancipatória. Além disso, apresentamos algumas ações que são desenvolvidas no Distrito Federal e contribuem para o alcance dos objetivos e conteúdos essenciais para a formação cidadã dos estudantes. Testemunhamos que os exemplos evidenciados denotam a força interdisciplinar da Educação Ambiental e sua relação efetiva com o Ensino de Geografia. Defendemos, também, a interdisciplinaridade, por meio da Educação Ambiental, que esteja alicerçada na lida cotidiana da escola.

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Biografia do Autor

Rosinaldo Barbosa da Silva, Secretariade Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, DF

Doutor em Geografia na Área de Gestão Territorial e Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB)

Hugo de Carvalho Sobrinho, Secretariade Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, DF

Doutor em Geografia na Área de Gestão Territorial e Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2022-12-24

Como Citar

Silva, R. B. da, & de Carvalho Sobrinho, H. (2022). Abordagens e perspectivas interdisciplinares: ensino de Geografia e Educação Ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e2. https://doi.org/10.5902/2236499472222

Edição

Seção

Edição Especial

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