A Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Geografia no Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499467295Palavras-chave:
Ensino Superior, Planos de curso, Formação de professores, Licenciatura em GeografiaResumo
Discutir formas de ensino que busquem relacionar o conhecimento sobre o meio ambiente e o ser humano é responsabilidade direta da educação nacional. Nesse sentido, a Educação Ambiental – nos variados níveis de ensino, principalmente no ensino superior, em particular, na formação docente – se mostra como um meio de atender a demanda de ensino para a conscientização da necessidade de haver equilíbrio das relações entre sociedade-natureza. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens e práticas em Educação Ambiental realizadas nos cursos de Licenciatura em Geografia nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte. A metodologia foi desenvolvida em três etapas: (I) levantamento bibliográfico (II) levantamento de dados junto às instituições; (III) aplicação de questionários com os docentes dos respectivos cursos; e (IV) análise dos questionários e dos planos de curso. Os resultados apontam que as abordagens e práticas desenvolvidas pelos docentes nos cursos de Licenciatura em Geografia do RN, das instituições analisadas, não devem restringir-se a um único componente curricular, mas também se fazerem presentes nos demais componentes dos cursos e nas demais atividades que envolvem pesquisa e extensão, de forma inter e transdisciplinar.
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