A Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Geografia no Rio Grande do Norte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467295

Palabras clave:

Ensino Superior, Planos de curso, Formação de professores, Licenciatura em Geografia

Resumen

Discutir formas de ensino que busquem relacionar o conhecimento sobre o meio ambiente e o ser humano é responsabilidade direta da educação nacional. Nesse sentido, a Educação Ambiental – nos variados níveis de ensino, principalmente no ensino superior, em particular, na formação docente – se mostra como um meio de atender a demanda de ensino para a conscientização da necessidade de haver equilíbrio das relações entre sociedade-natureza. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens e práticas em Educação Ambiental realizadas nos cursos de Licenciatura em Geografia nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte. A metodologia foi desenvolvida em três etapas: (I) levantamento bibliográfico (II) levantamento de dados junto às instituições; (III) aplicação de questionários com os docentes dos respectivos cursos; e (IV) análise dos questionários e dos planos de curso. Os resultados apontam que as abordagens e práticas desenvolvidas pelos docentes nos cursos de Licenciatura em Geografia do RN, das instituições analisadas, não devem restringir-se a um único componente curricular, mas também se fazerem presentes nos demais componentes dos cursos e nas demais atividades que envolvem pesquisa e extensão, de forma inter e transdisciplinar.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Mestrando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pós-graduando em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Participou de atividades como bolsista no Programa Residência Pedagógica - RESPED/CAPES (2018-2020). Participou de atividades como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ (2017-2018) e (2018-2019). Participou de atividades como voluntário no Programa de Extensão Universitária - PROEX/UERN (2019/2020). Participou de atividades como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio-PIBIC Jr/UFERSA (2010).

João Correia Saraiva Júnior, Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal , RN

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eixos de pesquisa: Geodiversidade, ensino de Geografia e análise ambiental. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Campus Natal Central.

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Publicado

2022-10-15

Cómo citar

Emanoel de Sousa Almeida, R. E. de S., & Correia Saraiva Júnior, J. C. (2022). A Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Geografia no Rio Grande do Norte. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e26. https://doi.org/10.5902/2236499467295

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