Abordagens e perspectivas interdisciplinares: ensino de Geografia e Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499472222Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação Ambiental, InterdisciplinaridadeResumo
O Ensino de Geografia carrega consigo as bases teórico-práticas da ciência geográfica, fundamentais para subsidiar a análise da realidade em sua complexidade social e ambiental. A Educação Ambiental (EA), em sua abordagem interdisciplinar, busca transpor os obstáculos epistemológicos e metodológicos, considerando as múltiplas realidades e o conhecimento cotidiano dos estudantes. Deste modo, este artigo tem o objetivo de relacionar o Ensino de Geografia e a Educação Ambiental no sentido de apresentar instrumentos teórico-metodológicos para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia é composta por revisão bibliográfica de autores que se alinham à perspectiva crítica emancipatória. Além disso, apresentamos algumas ações que são desenvolvidas no Distrito Federal e contribuem para o alcance dos objetivos e conteúdos essenciais para a formação cidadã dos estudantes. Testemunhamos que os exemplos evidenciados denotam a força interdisciplinar da Educação Ambiental e sua relação efetiva com o Ensino de Geografia. Defendemos, também, a interdisciplinaridade, por meio da Educação Ambiental, que esteja alicerçada na lida cotidiana da escola.
Downloads
Referências
BENEVIDES, M. V. M. Cidadania e democracia. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, p. 5-16, 1994.
BENEVIDES, M. V. M. Educação para a cidadania e em direitos humanos. Encontro Nacional de didática e prática de ensino, v. 9, p. 165-177, 1998.
CARVALHO SOBRINHO, H. Educação geográfica e formação cidadã: o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil. 2021. 213 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) -Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia Escolar e a cidade: Ensaios de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CAVALCANTI, L. S. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: o ensino e a relevância social. Goiânia: C&A Alfa, 2019.
CAVALCANTI, L. S.; SOUZA, C. V. A formação do professor de Geografia para atuar na Educação Cidadã. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, 192 v. 18, n. 494, p. 1-17, dez. 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/14970. Acesso em: 12 jul. 2022.
CODEPLAN. Índice de Vulnerabilidade Social do Distrito Federal. Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federa - CODEPLAN, 2020. Disponível em: https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/IVS-DF-Resultados-2020.pdf. Acesso em: ago. 2022.
DAMIANI, A.L. A Geografia que desejamos. Boletim Paulista de Geografia, n. 83 (2005), Publicado em: 17 mai. 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/762/643. Acesso em: jul. 2022.
LEFF, H. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. 11 ed. 3ºreimpressão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.
MOREIRA, R. O discurso do avesso(Para a crítica que se ensina). Rio de Janeiro. Editora Contexto, 2014.
TORRES, J.R. Educação ambiental crítico-transformadora e abordagem temática Freireana. [tese]. Florianópolis, SC, 2010, v.1: il., tabs. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93568. Acesso: jul. 2022.
UNESCO. La Educación ambiental: las grandes orientaciones de la Conferencia de Tbilisi. París, 1980. Impreso por: Imprimerie des Presses Universitaires de France, Vendame.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.