Experiências do programa residência pedagógica na formação de professores de geografia no norte do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499442398Palavras-chave:
Formação docente. Residência, Ensino, InterdisciplinaridadeResumo
Este trabalho apresenta as experiências do Projeto Residência pedagógica do núcleo de Geografia na Universidade Federal do Tocantins na cidade de Araguaína-TO. Esse recorte espacial está localizado no norte do Tocantins na área de transição amazônica entre o norte e nordeste do Brasil. Essa região apresenta deficiências na qualidade da educação, evidenciados no Índice de Desenvolvimento Humano- IDH do país. O objetivo é refletir sobre os entraves e possibilidades oriundas das propostas sugeridas e as ações do subprojeto Residência pedagógica do Núcleo do curso de Geografia/UFT. Em específico dialogar com os resultados, para além das concepções pedagógicas, mas numa perspectiva interdisciplinar vivenciada pelos residentes, preceptores e por meio da experiência como coordenadora desse núcleo. Utilizamos a metodologia qualitativa a partir de análise de documental, com base nos relatórios parciais realizados por todos os envolvidos nesse subprojeto. Analisamos as etapas correspondentes ao momento de estudo e preparação das atividades a serem executadas nas escolas-campo, realizados no campus da Universidade; de observação, análise e mapeamento espacial. E, a etapa atual, de imersão diagnóstica, regência e realização de projetos de intervenção didático-pedagógicos. Apesar de diversas dificuldades conceituais e práticas durante todo o processo e execução do subprojeto, podemos afirmar que os residentes podem visualizar nas unidades escolares a mediação entre a universidade e a educação básica, no sentido de imersão teórico/prática e de pesquisa, no sentido de apropriação de conteúdos e técnicas para a docência, inseridas na realidade socioeconômica local do estudante.Downloads
Referências
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