Experiências do programa residência pedagógica na formação de professores de geografia no norte do Tocantins

Antonia Márcia Duarte Queiroz

Resumo


Este trabalho apresenta as experiências do Projeto Residência pedagógica do núcleo de Geografia na Universidade Federal do Tocantins na cidade de Araguaína-TO. Esse recorte espacial está localizado no norte do Tocantins na área de transição amazônica entre o norte e nordeste do Brasil. Essa região apresenta deficiências na qualidade da educação, evidenciados no Índice de Desenvolvimento Humano- IDH do país. O objetivo é refletir sobre os entraves e possibilidades oriundas das propostas sugeridas e as ações do subprojeto Residência pedagógica do Núcleo do curso de Geografia/UFT. Em específico dialogar com os resultados, para além das concepções pedagógicas, mas numa perspectiva interdisciplinar vivenciada pelos residentes, preceptores e por meio da experiência como coordenadora desse núcleo. Utilizamos a metodologia qualitativa a partir de análise de documental, com base nos relatórios parciais realizados por todos os envolvidos nesse subprojeto. Analisamos as etapas correspondentes ao momento de estudo e preparação das atividades a serem executadas nas escolas-campo, realizados no campus da Universidade; de observação, análise e mapeamento espacial. E, a etapa atual, de imersão diagnóstica, regência e realização de projetos de intervenção didático-pedagógicos. Apesar de diversas dificuldades conceituais e práticas durante todo o processo e execução do subprojeto, podemos afirmar que os residentes podem visualizar nas unidades escolares a mediação entre a universidade e a educação básica, no sentido de imersão teórico/prática e de pesquisa, no sentido de apropriação de conteúdos e técnicas para a docência, inseridas na realidade socioeconômica local do estudante.

Palavras-chave


Formação docente. Residência; Ensino; Interdisciplinaridade

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5902/2236499442398

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