Experiências do programa residência pedagógica na formação de professores de geografia no norte do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499442398Palabras clave:
Formação docente. Residência, Ensino, InterdisciplinaridadeResumen
Este trabalho apresenta as experiências do Projeto Residência pedagógica do núcleo de Geografia na Universidade Federal do Tocantins na cidade de Araguaína-TO. Esse recorte espacial está localizado no norte do Tocantins na área de transição amazônica entre o norte e nordeste do Brasil. Essa região apresenta deficiências na qualidade da educação, evidenciados no Índice de Desenvolvimento Humano- IDH do país. O objetivo é refletir sobre os entraves e possibilidades oriundas das propostas sugeridas e as ações do subprojeto Residência pedagógica do Núcleo do curso de Geografia/UFT. Em específico dialogar com os resultados, para além das concepções pedagógicas, mas numa perspectiva interdisciplinar vivenciada pelos residentes, preceptores e por meio da experiência como coordenadora desse núcleo. Utilizamos a metodologia qualitativa a partir de análise de documental, com base nos relatórios parciais realizados por todos os envolvidos nesse subprojeto. Analisamos as etapas correspondentes ao momento de estudo e preparação das atividades a serem executadas nas escolas-campo, realizados no campus da Universidade; de observação, análise e mapeamento espacial. E, a etapa atual, de imersão diagnóstica, regência e realização de projetos de intervenção didático-pedagógicos. Apesar de diversas dificuldades conceituais e práticas durante todo o processo e execução do subprojeto, podemos afirmar que os residentes podem visualizar nas unidades escolares a mediação entre a universidade e a educação básica, no sentido de imersão teórico/prática e de pesquisa, no sentido de apropriação de conteúdos e técnicas para a docência, inseridas na realidade socioeconômica local do estudante.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em outubro de 2018.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília:
INEP, 2013. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 08 de fevereiro de 2019.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
HAESBAERT, Rogério. Região, Diversidade Territorial e Globalização. GEOgraphia – Ano. 1 – No 1 . Niterói- UFF. 1999. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia1999.11.a13361
MORAIS, Itamar Araújo. Araguaína (TO): enquanto Cidade Média no contexto regional. 2014. 130 f.: i l. ; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília; Instituto de Ciências Humanas; Departamento de Geografia; Programa de Pós -Graduação em Geografia, 2014.
PNUD – Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Humano. Altas do Desenvolvimento Humano do Brasil. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/. Acesso em: 26 de abril, 2019.
PDI. UFT. Universidade Federal do Tocantins. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Palmas: Conselho Universitário (CONSUNI); UFT, 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geografia Ensino & Pesquisa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.


