Mapeamento ambiental participativo e matriz SWOT/FOFA enquanto práticas de gestão e educação ambiental com ênfase em recursos hídricos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499443295Palavras-chave:
diagnóstico ambiental, educação ambiental, mananciais urbanos, qualidade da águaResumo
A água é um dos recursos naturais mais degradados. A solução deste problema envolve questões técnicas e educacionais. O diagnóstico de cenários e o planejamento do uso do solo além da recuperação de áreas degradadas são algumas das ações técnicas. Do ponto de vista educacional, depende não só de informação e conhecimento mas também de uma consciência ambiental ativa e coletiva. O objetivo do presente trabalho é a aplicação de duas ferramentas para realizar atividades de educação e diagnóstico ambiental junto à comunidade de quatro municípios do Pontal do Triângulo Mineiro. As ferramentas utilizadas foram o Mapeamento Ambiental Participativo e a Matriz SWOT/FOFA. Os resultados relevaram a percepção e visão críticas da comunidade participante em termos ambientais. Foram gerados mapas com grande riqueza de informações sobre aspectos ambientais relacionados aos recursos hídricos dos municípios e planos de ação focando tanto a melhoria de fragilidades ambientais como a manutenção das fortalezas elencadas pelos participantes. O uso dessas ferramentas se mostrou eficiente tanto para a promoção da consciência ambiental como também gerou dados para contribuir com a gestão dos recursos hídricos do município.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. Riscos e alterações ambientais no Alto Paranapanema - SP. 2012. 47P. Monografia (Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas) - UNESP, Ourinhos-SP.
ANA - Agência Nacional de Águas. Atlas Esgotos - Despoluição de Bacias Hidrográficas. 2020. Disponível em: < http://atlasesgotos.ana.gov.br/ >. Acesso em 20 de fev de 2020.
ANDRADE, A.R.; FELCHAK, I.M. A poluição urbana e o impacto na qualidade da água do rio das Antas-Irati/PR. Geoambiente, Jataí, vol.1, n.12, p.108-132, 2009.
ANSILAGO, M. et al. Planejamento de atividades de Educação Ambiental em uma unidade de conservação sob o olhar de acadêmicos de Gestão Ambiental. Realização, Dourados, vol.5, n.10, p. 19-26, 2018.
ARAUJO, M.G.; SCHWAMBORN, S.H.L. A Educação Ambiental em análise SWOT. Ambiente & Educação, vol.18, n.2, p.183-207, 2013.
ARAÚJO, V.G.; SILVA FILHO, J.L.; CARPI JR., S. Mapeamento ambiental participativo (MAP) em Ilha Comprida (SP) como subsídio à gestão e planejamento de áreas costeiras. In: I CONGRESSO NACIONAL DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, Campinas. Anais ... Campinas, 2017. p. 2888-2899.
AZEVEDO, M.C.; COSTA, H.G. Métodos para avaliação de postura estratégica. Cadernos de Pesquisa em administração, São Paulo, vol. 8, n. 2, p.1-18, 2001.
BARBOSA, F.D.; LOPES, M.C.; CARPI JR., S. Análise de alguns instrumentos de participação social na gestão dos recursos hídricos. Fórum Ambiental da Alta Paulista, vol. 11, n. 5, p. 44-53, 2015.
BRASIL. Lei n° 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional dos Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Brasília: DOU de 9/1/1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm>. Acesso em 11 de fev de 2020.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: DOU de 28/4/1999. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm >. Acesso em 11 de fev de 2020.
CARPI JR., S.; PEREZ FILHO, A. Participação popular no mapeamento de riscos ambientais em bacias hidrográficas. In: X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, 2003.
CARPI JR., S.; LEAL, A.C.; DIBIESO, E.P. Mapeamento de riscos ambientais e planejamento participativo de bacias hidrográficas: o caso do Manancial Rio Santo Anastácio, SP-Brasil. Revista Territorium, vol. 19, p. 85-93, 2012.
CARPI JR. et al. Mapeamento Ambiental Participativo: Experiência de Educação ambiental na UGRH Turvo e Grande. In: DIAS, L.S.; BENINI, S.M. (Org.). Estudos ambientais aplicados em bacias hidrográficas. Tupã: ANAP, 2014. p. 28 - 53.
CARVALHO, E.M. et al. Planejamento estratégico para implantação de programa de educação ambiental em uma área verde urbana. Braz. J. of Develop., Curitiba, vol. 5, n. 9, p. 14701-14721, 2019.
CBHRIO GRANDE - Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Grande. Minas Gerais: Sobre o Comitê – Histórico, 2019. Disponível em: <http://cbhgrande.org.br>. Acesso em 11 de dez de 2019.
COSTA, M.C. et al. Poder público e comunidade: uma aliança possível para resolver problemas de meio ambiente? Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, vol.2, n.3, p. 128-152, 2005.
DAGNINO, R.S; LADEIRA, R. Esboço metodológico para uma cartografia dinâmica do ambiente na bacia hidrográfica do ribeirão das Anhumas, Campinas-SP. In: XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2005, p. 3479-3487.
DAGNINO, R.S.; CARPI JR., S. Mapeamento participativo de riscos ambientais na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Anhumas - Campinas, SP. In: III ENCONTRO DA ASSSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE - ANPPAS, Brasília. Anais... Brasília: ANPPAS, 2006, p. 1-16.
DAGNINO, R.S.; CARPI JR., S. História, desafios e perspectivas do mapeamento ambiental participativo no Estado de São Paulo. In: DIAS, L.S; BENINI, S.M (Org). Estudos ambientais aplicados em bacias hidrográficas. 2 ed. Tupã: ANAP, 2016. p. 13-28.
DI MAURO, C.A. A atualidade da visão de Ab’ Sáber. Soc. & Nat., Uberlândia, vol. 24, n. 1, p. 7-20, 2012.
DOWBOR, L.; TAGNIN, R.A. Administrando a água como se fosse importante: Gestão Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Editora Senac, 2005.
FREITAS, M.; CUNHA, S. A Geomorfologia, os estudos da complexidade e o desenvolvimento sustentável. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, São Luís. Anais... São Luís: UGB, 2002, p.1-8.
FRANCO, A.R. et al. Projeto de educação ambiental para os recursos hídricos do Parauninha: comunidades ribeirinhas como cidadãos ambientais promotores de sustentabilidade na região do Parque Estadual da Serra do Intendente. Ambiente & Educação, vol. 18, n.2, p.15-36, 2013.
FUJIMOTO, N.S.V.M. Implicações ambientais na área metropolitana de Porto Alegre – RS: Um estudo geográfico com ênfase na morfologia urbana. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, vol. 12, p. 141-177, 2002.
GILAKJANI, P.A.A Match or Mismatch Between Learning Styles of the Learners and Teaching Styles of the Teachers. Modern Education and Computer Science, vol.11, p. 51-60, 2012.
GOMES FILHO, R.R. Gestão de recursos hídricos. Conceitos e experiências em bacias hidrográficas. Goiânia: Editora América, 2013.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. In: MELLO, S.S.; TRAJBER, R. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. p. 85-96.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do censo demográfico 2010. Minas Geais. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=31&dados=0 >. Acesso em 20 de fev de 2020.
JACOBI, P.R. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol. 118, p. 189-205, 2003.
JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.
JOURNAUX, A. Cartographie intégrée de l’environnement un outil pour la recherche et pour l’aménagement. MAB 16. Paris: UNESCO, 1985.
NÉSPOLI, G.R.C.B.; ZEILHOFER, P. Sistema de indicadores socioambientais para planejamento e gestão urbana. In: PHILLIP JR., A.; MALHEIROS, T.B. (Orgs). Indicadores de Sustentabilidade e Gestão ambiental. Baureri: Editora Manole, 2012. p. 264-270.
OLIVEIRA, K.L.; SANTOS A.A.A.; SCACCHETTI, F.A.P. Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, vol. 20, n. 1, p. 127-136, 2016.
RIBEIRO, A.K.C. et al. A Educação Ambiental somada ao diagnóstico participativo como forma de levantamento de dados sobre um município -Estudo de caso em Catas Altas/MG. In: XIV SIMPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, Foz do Iguaçu. Anais ... Foz do Iguaçu: ABES, 2018, p. 1-11.
RIBEIRO NETO, J.B.M.; TAVARES, J.C.; HOFFMANN, S.C. Sistemas de Gestão Integrados. São Paulo: Editora SENAC, 2008.
SANTOS, M.C.; FERNANDES, M.E.B.A. Ferramenta análise SWOT no processo de formulação das ações estratégicas nas pequenas empresas. Um estudo de caso na empresa Empreiteira Magnujd São Paulo Ltda. Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios, vol. 2, n. 2, p. 111-126, 2015.
SANTOS, A.G.; SANTOS C.A.P. A inserção da educação ambiental no currículo escolar. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, vol. 15, n. 1, p. 369-380, 2016.
SEVÁ FILHO, A. Riscos técnicos coletivos ambientais na região de Campinas. NEPAM-UNICAMP, 1997. Disponível em:<http://www.fem.unicamp.br/~seva/riscos_ambientais_Campinas_1997.pdf>. Acesso em 14 de jan de 2020.
SILVA, C.H.R.T. Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Boletim legislativo n.23, Senado Federal, 2012. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br>. Acesso em 17 de fev de 2020.
SILVA, L.O.; COSTA, A.P.L.; ALMEIDA, E.A. Educação ambiental: o despertar de uma proposta crítica para a formação do sujeito ecológico. Revista Holos, vol.1, p. 110-126, 2012.
SILVA FILHO, J.L.; SILVA, A.M.A.; CARPI JR., S. Mapeamento participativo aplicado ao estudo de riscos ambientais no bairro rural Sítio Novo, São José do Rio Pardo/SP. Fórum Ambiental do Alto Paulista, vol. 11, n. 4, p. 55-67, 2015.
SIMÕES, G.L.S.; SIMÕES, J.M. Reflexões sobre o conceito de participação social no contexto brasileiro. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, São Luís. Anais ... São Luís: UFMA, 2015.
SOUZA, M.L. Mudar a cidade - Uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.
ULRICH, S. MAPA – Manual de Planejamento e Avaliação de Projetos. Cascais: Principia, 2002.
ZIMMERMAN, F. Gestão da Estratégia com o uso do BSC. Brasília: ENAP, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.