Cartografia social na construção da linguagem e do senso crítico com estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499490089

Palavras-chave:

Metodologia participativa, Tecnologias, Ação pedagógica

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da Cartografia Social como estratégia que proporciona um ambiente de aprendizagem colaborativo e lúdico, compreendendo o protagonismo discente como caminho para a superação da postura acrítica, reforçada nas práticas escolares reprodutivistas. Como percurso metodológico se apresenta uma ação pedagógica com adoção da Cartografia Social e o uso de tecnologias facilitadoras em turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. No referido trabalho, se teve a perspectiva de fomentar a participação e observar a construção coletiva e consensual das representações do ambiente de vivência. O desenvolvimento das atividades demonstrou que a abordagem utilizada foi potencialmente significativa no processo da linguagem em seu uso social e representativo, bem como para o aprimoramento de habilidades relacionadas à capacidade de pensar geograficamente de forma crítica e propor soluções ao identificar problemas do ambiente em que vivem e interagem em sociedade.

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Biografia do Autor

Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia, Secretaria Municipal de Educação

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Possui Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo IFRO. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é docente efetiva da Rede Municipal de Educação, Ciência e Tecnologias de Campos dos Goytacazes, desde 2003, com experiência em Gestão Escolar. Atuou como professora mediadora para o uso das tecnologias digitais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação/Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, metodologias, alfabetização científica, Ensino Fundamental, formação docente. Revisora da Revista Científica Ciências e Ideias do Instituto Federal do Rio de Janeiro e da Revista Educacional Interdisciplinar (REDIN).

Rodrigo da Costa Caetano, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UFF, mestrado em Geografia pela UERJ e Doutorado em Geografia pela UFF. Professor Associado da UENF com orientações em diversas áreas na graduação e na pós em Políticas Sociais. Deixou o cargo de chefe do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) para exercer o Cargo de Diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH) de 2020 a 2023. Os principais esforços docentes estão nas temáticas sobre: Estado, políticas públicas, ambiente, questão agrária e saúde coletiva, assim como no desenvolvimento de estudos e reflexões a respeito de formação docente, Educação do Campo, Educação Ambiental Crítica, Educação Popular, Cartografias Sociais, impactos e perspectivas decorrentes da indústria petrolífera na Bacia de Campos.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Maraia, L. G. de O., & Caetano, R. da C. (2025). Cartografia social na construção da linguagem e do senso crítico com estudantes do ensino fundamental. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e90089. https://doi.org/10.5902/2236499490089

Edição

Seção

Ensino e Geografia