Educação ambiental e sistemas de ensino: estudo de caso em uma escola pública do município de Lauro Müller-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499440570

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Sistema de Ensino, Material didático

Resumo

A obrigatoriedade da Educação Ambiental – EA está garantida na educação escolar por meio da legislação, que ressalta a importância da interdisciplinaridade. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, sobre concepções e práticas de EA no sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lauro Müller (SC). No ano em que a pesquisa foi realizada, o sistema apostilado passou a ser utilizado em todas as disciplinas do 6o ano das escolas municipais. Por meio da investigação, apresentam-se, aqui, (1) as dificuldades e potencialidades apontadas pelos professores que lecionam nesta série para a realização da EA; (2) a presença de conteúdos de EA nas apostilas, por meio da análise dos textos e exercícios que as compõem. Conclui-se que os professores necessitam de formação continuada em EA que possibilite a construção de alternativas de forma a integrar as áreas de conhecimento.

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Biografia do Autor

Nilzo Ivo Ladwig, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Jaqueline Cristiane Pandini, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Licenciada em Geografia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Docente da E.E.F. Lucas Bez Batti e Docente da Escola Municipal Lígia Chaves Cabral

Viviane Kraieski Assunção, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Ladwig, N. I., Pandini, J. C., & Assunção, V. K. (2020). Educação ambiental e sistemas de ensino: estudo de caso em uma escola pública do município de Lauro Müller-SC. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e1. https://doi.org/10.5902/2236499440570

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