A “metodologia da problematização” como alternativa no ensino na graduação: o problema enquanto solução

Autores

  • Ludmila Caetano Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal Fluminense. Av. Litorânea s / n, Campus Praia Vermelha, Niterói - RJ, 24210-340, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7088-9245
  • Humberto Marotta Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Av. Litorânea s / n, Campus Praia Vermelha, Niterói - RJ, 24210-340, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2828-6595

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499434174

Palavras-chave:

Metodologia da Problematização, Ensino e Aprendizagem, Arco de Maguerez

Resumo

Este artigo apresenta a Metodologia da Problematização como estratégia de ensino utilizada nas disciplinas de Ecologia, ministrada para os cursos de Engenharia da Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro. Com o intuito de aproximar a realidade e estimular a autonomia na formação de futuros profissionais, utilizaram-se artigos científicos de excelência em conjunto com a Metodologia da Problematização. Os resultados indicaram um desenvolvimento na capacidade de argumentação baseada em referências oficiais, contribuindo para uma construção de análise mais crítica, profunda e embasada. Além disso, possibilitou um ganho significativo na abrangência de temas socioambientais com enfoque transdisciplinar.

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Biografia do Autor

Ludmila Caetano, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal Fluminense. Av. Litorânea s / n, Campus Praia Vermelha, Niterói - RJ, 24210-340, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Departamento de Geografia/Inst. de Geociências/UFF), mestre em Geociências com ênfase em Geoquímica Ambiental (Departamento de Química/Inst. de Geociências/UFF). Possui graduação no curso de Bacharelado (IGEO- UFF/2014) e Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (IGEO-UFF/2015). Participou como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID-UFF), cadastrado no CNPq, com ênfase em metodologia em sala de aula para o ensino de Geografia. Atualmente atua como professora de Geografia para o ensino fundamental 2 na prefeitura de Itaboraí/RJ. Ademais é integrante do Laboratório de Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA-UFF) e Laboratório de Ecossistemas e Mudanças Globais (LEMG-UFF) da Universidade federal Fluminense. Mãe de um filho e esteve em licença maternidade entre 2007/2008. Tem experiência na área de Geografia Física, no Ensino de Geografia e Geoquímica relacionado ao ciclo do Carbono.

Humberto Marotta, Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Av. Litorânea s / n, Campus Praia Vermelha, Niterói - RJ, 24210-340, Brasil.

Professor adjunto IV da Univ. Federal Fluminense (UFF) -Dep. de Geografia-, coordenador do Laboratório de
Ecossistemas e Mudanças Globais (LEMG/UFF) e docente dos programas de pós-graduação em Geografia e
Geociências/Geoquímica da mesma universidade (ambos nível 6 da CAPES). É bolsista Produtividade 2 do CNPq e
Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, além de membro das redes científicas Laboratório Internacional de
Mudanças Globais (Espanha-Chile-Brasil, LINC-Global), Rede de Pesquisa Brasileira em Acidificação dos Oceanos
(BrOA) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT-CRIOSFERA) com inserção no Programa
Antártico Brasileiro (PROANTAR). Atuou em dois pós-doutorados na Suécia: Univ. de Linkoping (bolsa da
Fundação Sueca para Cooperação Internacional em Pesquisa e Educação Superior, 2009-2010) e Univ. de
Uppsala (bolsa do Instituto Sueco, 2010-2011). É biólogo pela Univ. Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2003) e
geógrafo pela Univ. do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2004). Possui mestrado (2005) e doutorado (2009) em
Ecologia pela UFRJ (bolsa CAPES) com estágio no Dep. de Mudanças Globais do Conselho Superior de Pesquisa
Científica da Espanha de 2007 a 2009 (bolsa de Altos Estudos da União Européia). Tem experiência nas áreas de
Geografia Física, Biogeoquímica Ambiental e Ecologia dos Ecossistemas Aquáticos em temas sobre o ciclo do
Carbono, gases do efeito estufa e mudanças globais.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Caetano, L., & Marotta, H. (2019). A “metodologia da problematização” como alternativa no ensino na graduação: o problema enquanto solução. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e32. https://doi.org/10.5902/2236499434174