Inclusão de pessoas com deficiência na educação superior: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85630

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Ensino Superior, Abordagens educacionais

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um tema de grande importância e tem sido objeto de estudos e pesquisas em diversas partes do mundo. Embora tenham sido implementadas políticas e programas de inclusão nas Instituições de Ensino Superior (IES), ainda existem desafios e obstáculos a serem superados para garantir o acesso e a permanência desses estudantes no meio acadêmico. O objetivo deste trabalho foi verificar as abordagens educacionais realizadas para os estudantes com deficiência no ensino superior. Foi utilizado como método, uma revisão de escopo por meio de busca nas bases de dados EBSCO, Scielo, Scopus, PubMed e Web of Science. Foram encontrados 129 artigos relevantes nas bases de dados pesquisadas. Após a triagem dos títulos, resumos e palavras-chave, 36 trabalhos foram selecionados para leitura na íntegra. E 6 artigos foram selecionados para compor a revisão de escopo. Os resultados indicam que as abordagens educacionais para estudantes com deficiência no ensino superior são diversas e tendem a variar de acordo com as necessidades específicas dos estudantes. Dos artigos analisados, as principais dificuldades apontadas estão relacionadas à formação limitada do docente quanto a abordagens inclusivas, à falta de adaptação dos materiais às necessidades individuais e às barreiras atitudinais existentes nas interações socioeducacionais.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Cravo Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), área de concentração Mídia do Conhecimento. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Graduação em Licenciatura em Pedagogia para Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010), Pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar pela UNIASSELVI (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela UNIASSELVI (2016) , Pós-graduação em Educação Especial pela UNIASSELVI (2019) e Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIASSELVI (2021). Atualmente é especialista de ensino do SENAI de SC, atuando da supervisão pedagógica do ensino superior e cursos técnicos no estado.

Luís Cláudio de Melo Brito Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Atua como Diagramador no Instituto Federal do Maranhão. Doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Design pela Faculdade CESAR, Especialista em Direção de Arte em Propaganda e Artes Visuais, Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Maranhão e Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Maranhão. Atua em projetos nas áreas de comunicação e design, com ênfase no design gráfico, editorial e acessibilidade.

Cleunisse Aparecida Rauen de Luca Canto, Centro Universitário SENAI/SC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), área de concentração Engenharia do Conhecimento, com foco na relação universidade-empresa. Mestre em Educação - Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNISUL), com 10 anos de experiência. Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV).

Júlio Monteiro Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu parte de sua pesquisa por meio de Doutorado Sanduíche na University of Wuppertal (Alemanha), no departamento de Industrial Design. É Mestre em Gestão de Design pela UFSC (2011) e obteve graduação em Design pela UDESC (2005). Atualmente, realiza Pós-Doutorado na Academy of Art University (Califórnia) e é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua como professor no Curso de Design e nos Programas de Pós-Graduação em Design e de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC). Além disso, lidera o Grupo de Pesquisa: LEMME - Gestão Visual e Inovação Digital, e também é membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis.

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduaçao em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. É lider do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Miguel, A. C. C., Rocha, L. C. de M. B., Canto, C. A. R. de L., Teixeira, J. M., & Figueiredo, L. F. G. de. (2024). Inclusão de pessoas com deficiência na educação superior: uma revisão de escopo. Revista Educação Especial, 37(1), e11/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X85630

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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