Inclusão no ensino superior privado: do discurso à realidade

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88938

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Aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), Ensino Superior, Educação Inclusiva

Abstract

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de caráter documental, além de um questionário que foi encaminhado para a coordenadora do Programa de acessibilidade da instituição escolhida. Objetivamos apontar os aspectos legais da inclusão e identificar as ações afirmativas de acesso e permanência dos alunos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de uma Instituição Privada do Ensino Superior no Estado do Paraná. O momento atual suscitou o tema que traz à tona o debate sobre a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial nesse nível de ensino marcada por avanços e retrocessos. Para tanto, é urgente a implementação de ações afirmativas nas instituições para que esse público seja atendido e respeitado de acordo com as suas necessidades, a fim de oferecer o acesso e permanência a todos os estudantes. Verificamos, ainda, que novas pesquisas são necessárias para o aprofundamento do tema, para que estratégias e acessibilidades sejam utilizadas para auxiliar no processo de aprendizagem dos discentes.

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Biografie autore

Gisele Soncini Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Maringá (2010), especialista em EAD e as Tecnologias Educacionais pela Unicesumar (2016), especialista em Docência Superior pela Unicesumar (2017), especialista em Gestão Educacional pela Unicesumar (2020) e especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação pela Unicesumar (2020). Atualmente é Professora Mediadora do curso de Pedagogia à distância da Unicesumar. Professora na Rede Municipal de Maringá.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar. Psicóloga. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá.(UEM).

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Fabiane Freire França. Doutora em Educação. Pedagoga. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação (UNESP/Araraquara). Mestre em Educação (UEM). Licenciada em História (UEM)

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Pubblicato

2025-04-01

Come citare

Rodrigues, G. S., Maio, E. R., França, F. F., & Costa, M. L. F. (2025). Inclusão no ensino superior privado: do discurso à realidade. Revista Educação Especial, 38(1), e25/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X88938

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Sezione

Revisão de literatura/Estudo teórico

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