Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70474

Parole chiave:

Educação especial, Aprendizagem, Autismo

Abstract

A tecnologia assistiva (TA) tem se mostrado uma importante ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem em sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma vez introduzidas no contexto da educação especial, essas ferramentas podem subsidiar uma autonomia e melhor assimilação dos conteúdos abordados nos diversos contextos de ensino. Assim, o presente artigo aborda um relato de caso, no qual um sujeito em idade pré-escolar diagnosticado com TEA fez utilização do aplicativo SpeeCH como TA no auxílio do desenvolvimento da sua fala e posterior comunicação oral. Para isso, a criança foi apresentada a pranchas de imagens (animais e alfabeto) que o aplicativo possui, por duas semanas. Enquanto a criança fazia utilização do aplicativo, foram feitas observações e anotações das interações que a criança tinha com a TA. Os resultados demonstraram que, à medida que a criança era apresentada ao aplicativo, sua autonomia quanto à      usabilidade do mesmo aumentava. Diante do exposto, o presente trabalho concluiu que o aplicativo SpeeCH possui potencial para ser utilizado como TA no auxílio do desenvolvimento da fala e oralidade em sujeitos diagnosticados com TEA.

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Biografie autore

Matheus Santos Costa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutorando na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Vasti Ferreira Gonçalves Costa, Centro Universitário ICESP, Brasília, DF

Graduada pelo Centro Universitário ICESP, Brasília, DF, Brasil.

Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais, Arcos, MG

Professor pós-doutor do Instituto Federal de Minas Gerais, Arcos, MG, Brasil.

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Pubblicato

2023-01-31

Come citare

Costa, M. S., Costa, V. F. G., & Vieira Junior, N. (2023). Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso. Revista Educação Especial, 36(1), e8/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X70474

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