Inclusão escolar e Educação em Direitos Humanos: as concepções dos professores de um aluno cego
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28363Parole chiave:
Educação em Direitos Humanos, Inclusão Escolar, Concepção dos ProfessoresAbstract
Este estudo, tem por objetivo, apresentar as concepções dos professores de um aluno cego sobre Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e inclusão escolar no contexto da escola regular. A pesquisa apresenta-se por meio de uma abordagem qualitativa sob o método de um Estudo de Caso Instrumental. O campo empírico foi uma escola da rede pública municipal de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. O período de construção dos dados foi de um semestre, no qual se desenvolveu entrevistas semiestruturadas. Para leitura e interpretação de dados da pesquisa, utilizou-se a interpretação direta. Os resultados alcançados evidenciam que há uma lacuna na formação inicial e continuada no que tange o viés educativo do debate em Direitos Humanos, engessando assim, práticas de cunho inclusivo que proporcionariam autonomia e empoderamento do aluno na condição de cegueira. Portanto, considera-se a importância de se estabelecer um diálogo permanente entre a Educação em Direitos Humanos e a Inclusão de pessoas cegas na escola pública. Assim, perspectivando uma escola que luta no combate a violação dos direitos fundamentais e busca o exercício efetivo da dignidade humana.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOBBIO, N. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 7ª reimpressão.
CAIADO, K. R. M. Quando as pessoas com deficiência começam a falar: Histórias de resistência e lutas. IN: JESUS, et al. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2009.
COMPARATO, F. K. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
FERRERI, M. A. de. A era dos direitos humanos entre conflitos e diversidades políticas. IN: DESLANDES, K.; LOURENÇO, É. Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.
FREIRE, Paula. Conscientização. Trad. De Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.
GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. L. F. de. (orgs). 4.ed.rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro, Sette Letras, 1998.
MAGALHÃES, R. C. B. P. Reflexões sobre a deficiência: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Demócrito Rocha/Ed. UECE, 2002. P. 21-34.
MARTINS, L. A. R. Os desafios relativos à formação continuada de profissionais para atuação na Educação Inclusiva. IN: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (org.) Marília: ABPEE, 2012.
_________. História da educação de pessoas com deficiência: da antiguidade ao início do século XXI. Campinas, SP: Mercado das Letras; Natal, RN:UFRN, 2015.
MARTINS SENA, B. Lugares da Cegueira: Portugal e Moçambique no Trânsito de Sentidos. 2011. 510 p. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Coimbra, Portugal, 2011.
O QUE É DIREITOS HUMANOS. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em://www.dudh.org.br/definicao/. Acesso em: 05 de Novembro de 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Resolução 2.542/75. Declaração dos direitos das pessoas com deficiência.
SILVA, L. G. S. Inclusão: uma questão, também de visão. O aluno cego na escola comum. João Pessoa, PB: Editora Universitária, 2008.
________. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego em classe regular. IN: MARTINS, L. A. R. [et al.] organizadores. Inclusão: compartilhando saberes. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
_________; ALVES, J. F.; OLIVEIRA, R. V. de. Inclusão de Alunos com Deficiência Visual: Módulo Didático 5. Natal, RN: EDUFRN, 2011.
SILVEIRA BUENO, J. G. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2.ed.rev. São Paulo: EDUC, 2004.
TOSI, G.; FERREIRA, L. F. G. Educação em Direitos Humanos nos sistemas internacional e nacional.IN: FLORES, E. C.; FERREIRA, L. F. G.; BARBOSA E MELO, V. L. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS. João Pessoa: editora da UFPB, 2014.
TRINDADE, J. D. L., Anotações sobre a história social dos direitos humanos, in “Direitos Humanos. Construção da Liberdade e da Igualdade”, Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, São Paulo 1998.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).