A criança surda: a infância na constituição de um espaço pedagógico que se ocupe da diferença

Autores

  • Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo.
  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18874

Palavras-chave:

Infância, surdez, diferença

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a infância e a surdez como invenções do nosso tempo que criam em crianças que transitam entre e nestes dois espaços a condição de sobreviventes dessas fronteiras. O objetivo principal deste trabalho permitiu pensar a infância como a condição de criação do espaço pedagógico, espaço que deve se ocupar com a diferença surda. Ao dialogarmos com as histórias de vida de duas crianças surdas e suas representações no espaço educacional, percebemos/ tornamos possível que se perceba que as formas como esses indivíduos são conduzidos estão intrinsicamente ligadas a como eles são constituídos e concebidos tanto no texto da lei quanto nos documentos da comunidade surda. A obsessão pelo corpo infantil do sujeito surdo está ligada à ideia de normalização, imputada a esses sujeitos já que é considerado que a educação precoce é fundamental para qualquer possibilidade de condução de suas subjetividades: tanto uma subjetividade surda, quanto uma subjetividade ouvinte. E, a partir dessas reflexões, este texto presume que perceber a criança como sobrevivente dessas fronteiras possibilita construir espaços pedagógicos capazes de levar em conta a materialidade que constitui esse sujeito a partir da sua tríplice potência (movimento, palavra e pensamento) e capacidade de sua exposição.

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

Machado, L. M. da C. V., & Victor, S. L. (2015). A criança surda: a infância na constituição de um espaço pedagógico que se ocupe da diferença. Revista Educação Especial, 28(53), 623–634. https://doi.org/10.5902/1984686X18874

Edição

Seção

Dossiê: Diferença, Educação e Cultura