(Re)leitura dos “olhares benfazejos” na Carta de Dacier: deficiência, legislação e educação

Autores/as

  • Valmôr Scott Junior Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22495

Palabras clave:

Deficiência, Legislação, Educação.

Resumen

A Carta de Dacier é um documento que entrega o Relatório elaborado pelo Dr. Itard a respeito do jovem Victor, o Selvagem do Aveyron, ao Ministro do Interior. Neste encaminhamento solicita que a educação do jovem não seja abandonada e que o Governo continue a lançar olhares benfazejos sobre o rapaz. A partir desta solicitação, o presente artigo reflete sobre o modo como os fatores: deficiência, legislação e educação, determinam a produção do sujeito com deficiência e seus reflexos em relação a estas pessoas. Os relatos de “retardamento mental” de Victor confirmam a condição da deficiência. Precisamente, este estudo tem como objetivo: compreender e problematizar a constituição do sujeito com deficiência e seus reflexos em políticas governamentais para a educação destes indivíduos. O artigo seguiu os preceitos do estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que, na atualidade, é possível realizar uma (re)leitura da Carta direcionada ao contexto do Brasil, com a problematização dos “olhares benfazejos” do governo. A educação da pessoa com deficiência urge da análise sobre a produção da identidade destes sujeitos no decorrer da história. 

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Biografía del autor/a

Valmôr Scott Junior, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.

Professor Adjunto da Faculdade de Direito/UFPel, com Doutorado em Educação/UFSM; Professor na área de Direito e Educação.

Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Scott Junior, V. (2016). (Re)leitura dos “olhares benfazejos” na Carta de Dacier: deficiência, legislação e educação. Revista De Educación Especial, 29(56), 571–582. https://doi.org/10.5902/1984686X22495

Número

Sección

Dossiê: ITARD e VICTOR – Educação Especial na contemporaneidade

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