Inclusão Educacional no estado do Piauí: um olhar a partir da Teoria Histórico Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84867

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Teoria Histórico Cultural

Resumo

A produção na área da educação especial Brasil vem sendo ampliada de maneira significativa nas últimas três décadas em virtudes dos avanços nas políticas educacionais e no reconhecimento ao direito a educação das pessoas com deficiência contrastando com os avanços das reformas neoliberais e as políticas privatistas que ameaçam a educação brasileira. Desse modo, o presente estudo se caracteriza como sendo de natureza qualitativa por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica das produções realizadas no estado do Piauí sobre as temáticas da educação especial e inclusiva e que referenciem a Teoria Histórico Cultural, tanto na relação com a Pedagogia Histórico Crítica quanto com relação à Psicologia Histórico Cultural com foco nos estudos da Defectologia de Vigotski como matriz teórica, epistemológica e metodológica. Os resultados indicam que apesar de um número considerável de trabalhos na área estudada fazendo uso dos referenciais Vigotskianos nenhum deles fazem referência aos textos da defectologia que exploram os aspectos do desenvolvimento e da escolarização das pessoas com deficiência de maneira mais específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Araújo Mota, Federal University of Piauí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é professor adjunto II na Universidade Federal do Piauí. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano - GEPPEDH - UFPI e membro dos grupos de pesquisa - Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores - PSIEM - GEPEMAI - UNICAMP e Educação Especial - UECE. Membro consultivo das comissões de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-CE, subseção Inhamuns. Coordenador do projeto de extensão: Laboratório de Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano - UFPI. Tem experiência nas áreas de educação e psicologia atuando em Educação Especial, Psicologia da Educação, Psicologia Escolar, Fundamentos da Educação, Psicologia Histórico Cultural e Educação do Campo.

Referências

BAPTISTA, Cláudio Roberto. Políticas públicas, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e217423, 2019.

CENCI, Adriane. A retomada da defectologia na compreensão da teoria histórico-cultural de Vigotski. 37ª Reunião Nacional da ANPEd, UFSC- Florianópolis, 2015.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-264, junho/2002.

DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; SOUZA, Flávia Faissal de. A dimensão constitutiva do meio: implicações políticas e práticas em Educação Especial. Educ. Soc., v. 43, e256418, 2022.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. Política de Educação Especial e currículo: disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque. Revista Teias, v. 19, n. 55. Out./Dez. 2018.

GÓES, Maria Cecília Rafael. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, Marta Johl de; TRENTO, Denise; REGO, Teresa Cristina (Orgs.). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

JANNUZZI, Gilberta de Martinho. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.

LACERDA, Cristina Bróglia Feitosa de Lacerda. Os processos dialógicos entre aluno surdo e educador ouvinte: examinando a construção de conhecimento. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: Unicamp, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública: uma escola do conhecimento para os ricos e uma escola do acolhimento para os pobres. Educ. Pesquisa, 38, (1), mar. 2012.

LIMA, Márcia Raika e Silva. Meu mundo caiu! As significações de uma professora deensino médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais. Tese (doutorado em Educação). Teresina: UFPI, 2017.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, MARLI E. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Um breve panorama da educação especial no Brasil. In: MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza; Demócrito Rocha, 2002.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. 5 ed. São Paulo: Corteza, 2005

MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa com deficiência auditiva: um estudo no sertão dos Inhamuns cearense. Tese (Doutorado em Educação). Campinas, Unicamp, 2019.

MOTA, Lauro Araújo. Possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa surda: dois estudos na região do Inhamuns cearense. Curitiba: CRV, 2021.

PATTO, Maria Helena de Souza. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexões a partir de um recorte conceitual. In: BUENO, José Geraldo Silveira; MENDES, Enicéia Gonçalves (Org.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira e Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008.

SANTOS, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Belém. Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In: SANTOS, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Belém. Educação Especial Inclusiva e formação de professores: contribuições teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2020.

SANTOS, Geandra Cláudia Silva; OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa; ANACHE, Alexandra. Políticas de Educação Especial no Brasil: ameaças, contradições e descontinuidades. Série- Estudos, Campo Grande, MS, v. 28, n. 62, p. 11- 34, jan. /abr. 2023.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; FONTANA, Roseli; LAPLANE, Adriana. CRUZ, Maria Nazaré da. A questão dos indicadores de desenvolvimento: apontamentos para discussão.Caderno de desenvolvimento infantil. Pastoral da Criança, v. 1, n. 1, julho 1994.

SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; MAGIOLINNO, Lavínia Lopes Salomão. Modos de ensinar, sentir e pensar. In: REGO, Teresa Cristina (Org.) Lev Vigotski: percursos da teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Editora Segmento, 2018.

VIGOTSKI, Lev Seminiovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Seminiovich. Obras completas - Tomo Cinco - Fundamentos da Defectologia. Cuba: Pueblo y Educación, 1989.

VIGOTSKI, Lev Seminiovich. Obras escogidas - Tomo Cinco - Fundamentos da Defectologia. Madrid: Machado Libros, 2002.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Mota, L. A. (2023). Inclusão Educacional no estado do Piauí: um olhar a partir da Teoria Histórico Cultural. Revista Educação Especial, 36(1), e73/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X84867

Edição

Seção

Dossiê – Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto de ameaças, contradições e retrocessos democráticos: críticas e proposições

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.