Formação inicial de pedagogos(as) numa perspectiva inclusiva: um panorama de pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69695

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Formação Inicial, Inclusão Educacional

Resumo

Este estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi investigar que aspectos são evidenciados em pesquisas brasileiras que abordam a inclusão educacional em cursos de formação inicial em Pedagogia. Para a produção dos dados, optou-se por periódicos científicos brasileiros com avaliação Qualis Capes A1, A2 e B1 (quadriênio 2013-2016) nas áreas de Ensino ou Educação. Na seleção dos artigos, considerou-se resultados de pesquisas oriundas do contexto brasileiro publicadas entre 2008 e 2019. A seleção dos artigos compreendeu duas etapas: na primeira, foram utilizadas como busca as palavras “inclusão” e “inclusiva” nos títulos dos artigos, que resultou em 217 textos; na segunda, optou-se por nova filtragem, com a escolha somente de textos com as palavras “pedagogia” ou “formação inicial” no título, que resultou em 16 artigos. Desses, 10 foram considerados para a análise, por trazerem elementos relacionados ao objetivo desse texto. Para a análise do corpus da pesquisa, foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo, com a definição das seguintes unidades de análise: Práticas formativas no Ensino Superior e os aspectos da Educação Especial na perspectiva inclusiva; Análises dos aspectos da Educação Especial na perspectiva inclusiva a partir dos PPC’s; e Movimento de mudanças na implantação de documentos que norteiam os cursos sob aspectos da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Destaca-se, como resultados, o advento da inclusão educacional tensionando cursos em suas reestruturações curriculares, e em sendo essa demanda algo recente, há que se manter um diálogo contínuo e coletivo acerca de como abordarmos a inclusão em cursos de Pedagogia.

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Biografia do Autor

Fabio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR

Professor doutor da Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil.

Lucas Henrique Barbosa Alves, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Doutorando pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Borges, F. A., & Alves, L. H. B. (2022). Formação inicial de pedagogos(as) numa perspectiva inclusiva: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Educação Especial, 35, e37/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X69695

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