Formação inicial de pedagogos(as) numa perspectiva inclusiva: um panorama de pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69695

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Formação Inicial, Inclusão Educacional

Resumo

Este estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi investigar que aspectos são evidenciados em pesquisas brasileiras que abordam a inclusão educacional em cursos de formação inicial em Pedagogia. Para a produção dos dados, optou-se por periódicos científicos brasileiros com avaliação Qualis Capes A1, A2 e B1 (quadriênio 2013-2016) nas áreas de Ensino ou Educação. Na seleção dos artigos, considerou-se resultados de pesquisas oriundas do contexto brasileiro publicadas entre 2008 e 2019. A seleção dos artigos compreendeu duas etapas: na primeira, foram utilizadas como busca as palavras “inclusão” e “inclusiva” nos títulos dos artigos, que resultou em 217 textos; na segunda, optou-se por nova filtragem, com a escolha somente de textos com as palavras “pedagogia” ou “formação inicial” no título, que resultou em 16 artigos. Desses, 10 foram considerados para a análise, por trazerem elementos relacionados ao objetivo desse texto. Para a análise do corpus da pesquisa, foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo, com a definição das seguintes unidades de análise: Práticas formativas no Ensino Superior e os aspectos da Educação Especial na perspectiva inclusiva; Análises dos aspectos da Educação Especial na perspectiva inclusiva a partir dos PPC’s; e Movimento de mudanças na implantação de documentos que norteiam os cursos sob aspectos da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Destaca-se, como resultados, o advento da inclusão educacional tensionando cursos em suas reestruturações curriculares, e em sendo essa demanda algo recente, há que se manter um diálogo contínuo e coletivo acerca de como abordarmos a inclusão em cursos de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR

Professor doutor da Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil.

Lucas Henrique Barbosa Alves, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Doutorando pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Referências

BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa. Perspectivas da educação inclusiva no contexto formativo do curso de pedagogia da UFES. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE – UFES. Vitória-ES, v. 16, n.31, p. 99-126, jan./jun., 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a LDB - diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mar. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia – Resolução CNE/CP Nº1, de 15 de maio de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 04 mar. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF. 1961. Disponível em:http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75529.htm. Acesso em: 25 mar. 2020

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. (1963) Parecer nº. 251/62. Currículo mínimo e duração do curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília. (1-11), p.59-65.

DEIMLING, Natalia Neves Macedo. A Educação Especial nos cursos de Pedagogia: considerações sobre a formação de professores para a inclusão. Educação Unisinos, v.17, n.3, p.238-249, set./dez., 2013.

FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; OMOTE, Sadao. Atitudes sociais em relação à inclusão: o curso de pedagogia da faculdade de ciências e tecnologia da UNESP. Nuances, estudos sobre Educação, Presidente Prudente – SP, v.24, n.2, p. 158-173, maio/ago., 2013a.

FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; OMOTE, Sadao. Os cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista e a Educação Inclusiva. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília-SP, v.19, n.3, p.325-342, jul./set., 2013b.

FONSECA-JANES, Cristina Regina Xavier; SILVA JR, Celestino Alves da; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.55, out./dez.2013.

GIL, Antônio. Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

POKER, Rosimar Bortolini; MILANEZ, Simone Ghedini Costa. Formação do professor e educação inclusiva: análise dos conteúdos dos cursos de pedagogia da UNESP e da USP. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n.esp., 2015.

POKER, Rosimar Bortolini; VALETIM, Fernanda Oscar Dourado; GARLA, Isadora Almeida. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.876-889, set./dez., 2017.

POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Formação inicial de professores para atuarem no contexto das diferenças. REVASF, Petrolina-PE, v.6, n.11, p.64-79, dez., 2016.

PRANDI, Luiz Roberto. et al. As marcas da inclusão educacional nos projetos político pedagógicos dos cursos de pedagogia da UNIPAR e da UFAC e sua relação com o desenvolvimento socioeducacional. Educere – Revista da Educação, v. 16, n.2, p. 257-274, jul./dez., 2016.

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, David. (org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva, S. Paulo. Summus Editorial, 2006.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, Autores Associados, 259 p. (Coleção Memória da Educação), 2008.

SILVA, Ketlis Lima da; MATOS, Maria Almerinda de Souza. A formação de professores no curso de pedagogia da UFAM para a inclusão de alunos com deficiência. Educitec, n.3, 2016.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

Borges, F. A., & Alves, L. H. B. (2022). Formação inicial de pedagogos(as) numa perspectiva inclusiva: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Educação Especial, 35, e37/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X69695

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.