Inclusão no contexto escolar: Estado do conhecimento, práticas e proposições
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X29202Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Educação Inclusiva, Revista Brasileira de Educação EspecialResumo
O estudo focaliza as tendências de produção científica concernentes à Educação Inclusiva, elegendo como fonte de dados primários a Revista Brasileira de Educação Especial, observado o recorte temporal 2005-2015. Com o objetivo de sistematizar as alternativas/proposições que vêm sendo gestadas e efetivadas no âmbito da pesquisa acadêmica frente ao tema da inclusão escolar, constituiu-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, tomando como corpus 41 artigos publicados na referida revista, interpelando-os com indagações dessa natureza: quem são os pesquisadores e quais suas procedências? Quais os procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas? Que campos e objetos de estudo são privilegiados? Quais as críticas e alternativas/proposições apontadas nos trabalhos para a prática da Educação Inclusiva? Dentre os resultados da pesquisa destaca-se: a necessidade da aquisição continuada de conhecimentos que auxiliem na formação de visão, postura e ações alinhadas ao processo inclusivo; a exigência de comprometimento e disponibilidade dos sujeitos envolvidos com a inclusão, única via que viabiliza aos alunos oportunidades de participar e potencializar suas habilidades; a superação da inclusão escolar como modelo imposto pelo governo, que generaliza e formata diferenças em semelhanças; a participação e o apoio da sociedade, dos órgãos governamentais e de toda a comunidade escolar como condição essencial para que a inclusão dos alunos com deficiência se efetive com a qualidade e celeridade necessárias. Assim, reforça-se a tese de que é necessário atender aos alunos com deficiência no sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal para todos os que ali se encontram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).