O processo de produção textual em língua portuguesa de estudantes surdos de uma escola pública: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X27838Palavras-chave:
Surdo, Escrita, Ensino bilíngue.Resumo
Este trabalho objetivou analisar as características das produções textuais em língua portuguesa de 8 estudantes surdos matriculados na 3º etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual do município de São Luís – Maranhão. Utilizou-se os seguintes instrumentos: 1) Questionários aplicados aos estudantes surdos; 2) Análise documental da produção textual dos estudantes surdos; 3) Entrevista não estruturada com a professora. Os resultados demonstram que apesar de os alunos pesquisados realizarem a leitura de diferentes textos e reproduzirem suas concepções, a maioria (75%) não frequenta a biblioteca para a realização dessa atividade. Quanto a análise da produção, o estudo mostrou que há grandes dificuldades na produção de textos em língua portuguesa por esses estudantes surdos obedecendo as regras gramaticais, entretanto, esse resultado não afeta o gosto pela leitura da maioria desses estudantes (87,5%). Verificou-se que os estudantes tiveram bastante estímulo para produzir textos (87,5%), o que favorece a relação da prática leitora e o desempenho escolar, mais da metade (62,5%) dos estudantes pesquisados não consegue produzir mais de dois textos por semana na escola. Frente às dificuldades encontradas no processo de aquisição da língua escrita pelos estudantes surdos, por isso, recomendamos a implementação de políticas de formação continuada aos professores de Língua Portuguesa que atuem com esse público visando a melhoria do processo de ensino desses estudantes e, consequente desempenho escolar como forma de efetivar o ensino bilíngue com respeito especificidades desses estudantes.
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