O processo de produção textual em língua portuguesa de estudantes surdos de uma escola pública: desafios e possibilidades

Autori

  • Livia Conceição Costa Zaqueu Universidade Federal do Maranhão
  • Dirce Socorro Ribeiro Alves Universidade Federal do MAranhão
  • Francisca Morais da Silveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27838

Parole chiave:

Surdo, Escrita, Ensino bilíngue.

Abstract

Este trabalho objetivou analisar as características das produções textuais em língua portuguesa de 8 estudantes surdos matriculados na 3º etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual do município de São Luís – Maranhão. Utilizou-se os seguintes instrumentos: 1) Questionários aplicados aos estudantes surdos; 2) Análise documental da produção textual dos estudantes surdos; 3) Entrevista não estruturada com a professora. Os resultados demonstram que apesar de os alunos pesquisados realizarem a leitura de diferentes textos e reproduzirem suas concepções, a maioria (75%) não frequenta a biblioteca para a realização dessa atividade. Quanto a análise da produção, o estudo mostrou que há grandes dificuldades na produção de textos em língua portuguesa por esses estudantes surdos obedecendo as regras gramaticais, entretanto, esse resultado não afeta o gosto pela leitura da maioria desses estudantes (87,5%). Verificou-se que os estudantes tiveram bastante estímulo para produzir textos (87,5%), o que favorece a relação da prática leitora e o desempenho escolar, mais da metade (62,5%) dos estudantes pesquisados não consegue produzir mais de dois textos por semana na escola. Frente às dificuldades encontradas no processo de aquisição da língua escrita pelos estudantes surdos, por isso, recomendamos a implementação de políticas de formação continuada aos professores de Língua Portuguesa que atuem com esse público visando a melhoria do processo de ensino desses estudantes e, consequente desempenho escolar como forma de efetivar o ensino bilíngue com respeito especificidades desses estudantes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Livia Conceição Costa Zaqueu, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento

mestre em Distúrbios do Desenvolvimento

Especialista em Psicomotricidade, Especialista em Intervenção Precoce, Especialista em Psicopedagia Clínica e Institucional

Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva

Graduada em Pedagogia

Graduada em Educação Física

Dirce Socorro Ribeiro Alves, Universidade Federal do MAranhão

Mestrado em Gestão do Ensino da Educação Especial

Licenciada em História

Francisca Morais da Silveira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará . Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará . Especialista em Gestão Publica pela Fundação João Pinheiro de Minas Gerais , Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília. Licenciatura em Psicologia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasíl

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, E. O. C. de. Leitura e surdez: um estudo com adultos não oralizados. Rio de Janeiro: Revinter. 2000.

ALMEIDA, J. L.; JUNIOR, J. G. T. Reflexões acerca da inclusão de alunos com surdez em aulas de Química. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências, 2011, Campinas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências, 2011.

ALPENDRE, E. V. Concepções sobre surdez e linguagem e o aprendizado da leitura. Curitiba, 2008.

ANTIA, S. D.; REED, S.; KREIMEYER, K. H. Escrita de alunos surdos e com deficiência auditiva em escolas públicas. Jornal de Estudos Surdos e Educação de Surdos. Oxford: University Press, v. 10, n. 3, p. 244-255, 2005.

AVELAR, T. F.; FREITAS, K. P. S. A importância do português como segunda língua na formação do aluno surdo. Rev. Sinalizar, vol. 1, n. 1, p. 12-24, jan./jun. 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília, 2002.

CAPOVILLA, F. C.; CAPOVILLA, A. G. S.; MAZZA, C. Z.l; AMENI, R.i; NEVES, M. V. Quando alunos surdos escolhem palavras escritas para nomear figuras: paralexias ortográficas, semânticas e quirêmicas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.2, pp.203-220.

GUARINELLO, A. C.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. O.; BORTOLOZZI, K. B.;

SCHEMBERG, S.; FIGUEIREDO, L. C Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.99-120.

KOCH, I. G. V. . A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2016.

LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES, maio/ago. 2006, vol.26, n. 69, p.163-184.

MEIRELLES, V; SPINILLO, A. G. Uma análise da coesão textual e da estrutura narrativa em textos escritos por adolescentes surdos. Estudos de Psicologia, p. 131-144, 2004.

PEREIRA, M. C. C. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos metodológicos. Educar em Revista. Curitiba, Editora da UFPR, n. 2, 2014, p. 143-157, 2014. (Edição especial).

POKER, R. B. Abordagens de ensino na educação da pessoa com surdez. Marília: UNESP, 2007.

QUIXABA, M. N. O.; SANTAROSA, L. M. C. Os sinais maranhenses da comunidade surda e ambiente digital. Rev. Ensino e Multidisciplinaridade. EDUFMA. 2015. São Luís, v.1, n.1, jan./jun.

SÁ, N. R. L. Educação de surdos: a caminho do bilinguismo. Niterói/RJ: EDUFF, 1999.

SILVA, S. G. L. Consequências da aquisição tardia da Língua Brasileira de Sinais na compreensão leitora da língua portuguesa, como segunda língua, em sujeitos surdos. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 2, p. 275-288, abr-jun., 2015.

SKLIAR, C. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, C. (Org.). Educação e Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 5.ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.

SKLIAR, C. Os estudos surdos em Educação: Problematizando a normalidade. SKLIAR, C. Org.). In: A Surdez: Um olhar sobre as diferenças. 5. ed. Porto Alegre: Mediação; 2011. 192 p.

WITKOSKI, S. A. Surdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada. Rev. Brasileira de Educação [online]. vol.14, n.42, p.565-575, set./dez. 2009.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-03-18

Come citare

Zaqueu, L. C. C., Alves, D. S. R., & Silveira, F. M. da. (2019). O processo de produção textual em língua portuguesa de estudantes surdos de uma escola pública: desafios e possibilidades. Revista Educação Especial, 32, e31/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X27838

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.