Percepção de professores das salas de recursos em uma rede de ensino municipal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13459Palavras-chave:
educação especial, sala de recurso, inclusão educacionalResumo
Esta pesquisa analisou a percepção dos professores, que atuam nas salas de recursos (SR) das escolas municipais de Foz do Iguaçu/PR, sobre a inclusão escolar de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, com utilização da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2012, por meio de questionários aplicados aos professores da rede municipal. Para a análise descritiva das falas, os resultados foram organizados em planilhas. Identificaram-se serviços bem estruturados, demonstrando uma grande preocupação em nível de políticas públicas sobre a perspectiva de inclusão na assistência prestada dentro das SR aos alunos provenientes das séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental, evidenciados por meio do acompanhamento realizado pela escola, da comunicação existente entre os profissionais de SR e ensino comum e dos materiais pedagógicos utilizados, com destaque para as atividades lúdicas. No entanto, apesar da grande variedade de NEEs atendidas, ficou explícita a dificuldade no processo de ensino-aprendizagem que esses profissionais enfrentam. Embora o município apresente um serviço educacional especializado bem estruturado nas escolas municipais para atendimento das NEEs, ainda são necessárias algumas modificações estratégicas para melhor atender esses alunos.
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