O Sensoriamento Remoto como Ferramenta Didática no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari - RS

Autores

  • Carlos Alberto da Fonseca Pires
  • Cristina Cippolat Limana

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X16090

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Sensoriamento Remoto, Educação

Resumo

Este estudo trata do uso das tecnologias na educação de nível profissional e tecnológico, com ênfase nas ferramentas do sensoriamento remoto. O objetivo geral da pesquisa foi realizar um diagnóstico sobre a utilização de tecnologias do Sensoriamento Remoto (SR), no ensino técnico, junto aos cursos técnicos em Agricultura, Informática, Vendas, Agroindústria e Administração, cursos esses ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari- RS. Metodologicamente, o estudo iniciou com pesquisa bibliográfica para identificar trabalhos já desenvolvidos sobre SR na educação Profissional e Tecnológica; após, foram escolhidos o campo de pesquisa e o público-alvo. Depois disso, aplicou-se um questionário composto por duas partes, a primeira parte com a finalidade de identificar e a segunda parte teórica, com perguntas de conhecimentos específicos sobre SR. A etapa seguinte foi a de organizar os dados coletados e confeccionar tabelas e gráficos; a partir desses dados, procedeu-se uma análise argumentativa, alguns dos resultados obtidos revelaram que a maioria dos alunos é do Curso Técnico em Administração, do sexo feminino e que residem no município de Jaguari-RS. Aproximadamente metade da amostra diz nunca ter ouvido falar em SR, mas afirmam ter interesse nesse assunto e acreditam que o SR possa estar ligado, de alguma forma, com o seu curso técnico, ressaltando assim, a importância de um trabalho em conjunto com os alunos e professores, que vise abordar os conceitos e teorias sobre o SR conforme a realidade de cada curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto da Fonseca Pires

Cristina Cippolat Limana

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

Pires, C. A. da F., & Limana, C. C. (2015). O Sensoriamento Remoto como Ferramenta Didática no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari - RS. Ciência E Natura, 37(3), 141–151. https://doi.org/10.5902/2179460X16090

Edição

Seção

Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.