ONDE SE ESCONDE O DESEJO DE APRENDER DO ALUNO?

Auteurs

  • Ayrton Rodrigues Reis Universidade Federal de Santa Maria
  • Orion Penna e Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849231504

Mots-clés :

Educação, Ensinar

Résumé

ONDE SE ESCONDE O DESEJO DE APRENDER DO ALUNO?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ayrton Rodrigues Reis, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Letras, Licenciatura Plena - Português - Francês, com respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2003).

Orion Penna e Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Federal de Santa Maria(2000).

Références

BALDINO, Roberto Ribeiro. CABRAL, Tânia Cristina Baptista. Os quatro

discursos de Lacan e o teorema fundamental do cálculo. II Congresso

Iberoamericano de Educação matemática. FURB, Blumenau, 1994.

DOR, Joël. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como

linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ETCHEGOYEN, R. Horacio. Fundamentos da técnica psicanalítica. Porto

Alegre: Artes Médicas, 1987.

LACAN, J. Escritos. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LACAN, J. O seminário, livro VIII: a transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,

ONDE SE ESCONDE O DESEJO DE APRENDER DO ALUNO

http://coral.ufsm.br/lec/01_01/Ayrton-OrionL5.htm[11/03/2018 16:58:11]

LACAN, J. O seminário, livro XI: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1990.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as

aprendizagens: a (psico) pedagogia entre o conhecimento e o saber.

Petrópolis, RJ: Vozes: 1992.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e ilusão (Psico) Pedagógica: escritos de psicanálise e

educação. Petrópolis, RJ: Vozes: 1999.

LEMAIRE, Anika. Jacques Lacan: uma introdução. Rio de janeiro: Campus,

MRECH, Leny Magalhães. Um sintoma na cultura: a falência da transmissão

na relação professor-aluno. Retirado do site

, em 07/05/99.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do português e interatividade. Santa Maria:

Ed. da UFSM, 2000.

SERRES, Michel. Le tiers instruit. Paris: François Bourin, 1991.

Téléchargements

Publiée

2018-03-11

Comment citer

Reis, A. R., & Souza, O. P. e. (2018). ONDE SE ESCONDE O DESEJO DE APRENDER DO ALUNO?. Linguagens & Cidadania, 3(1). https://doi.org/10.5902/1516849231504

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.