PROFESSORES! POR ONDE VOCÊS TÊM ANDADO?

Autores

  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Girardi Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231519

Palavras-chave:

Educação, Ensinar, Professores

Resumo

Baseado em resultados de investigação-ação educacional, oriundos de mais de uma década de trabalho colaborativo na escola, destacamos indicadores empíricos que sustentam e consolidam práticas educacionais e são, ainda, problematizadores do cotidiano escolar. Frente a isto são reformatadas algumas de nossas concepções, dentre as quais a de cidadania acoplada à prática investigativa-ativa escolar no atual contexto educacional brasileiro. 

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Biografia do Autor

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licienciatura Em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é colaborador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultoria pedagógica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Simone Girardi Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Faculdade de Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialização em Psicologia Clínico-Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, formação continuada de professores, políticas de educação inclusiva, educação dialógica e colaborativa e investigação-ação educacional emancipatória. 

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Publicado

2018-03-11

Como Citar

Bastos, F. da P. de, & Andrade, S. G. (2018). PROFESSORES! POR ONDE VOCÊS TÊM ANDADO?. Linguagens & Cidadania, 2(1). https://doi.org/10.5902/1516849231519